Navita e a Mobilidade Corporativa – uma trajetória de inovação
O telefone é considerado uma das 100 invenções mais importantes da humanidade, em uma lista onde figuram itens imprescindíveis como a roda, a lâmpada e a bússola. O Dia do Telefone foi definido em 10 março porque foi justamente nesse dia que Alexander Graham Bell fez seu primeiro registro de transmissão elétrica de voz, no ano de 1876. O Brasil foi o segundo país a ter telefones instalados no mundo. Os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro por insistência de D. Pedro II que era muito interessado em novas tecnologias e amigo de Graham-Bell. Em 1883 a cidade já contava com cinco centrais telefônicas, cada uma com capacidade para mil linhas, e também funcionava a primeira linha interurbana, que ligava Rio à Petrópolis. Campinas, interior de São Paulo, foi a terceira cidade do mundo a ter uma linha telefônica (logo após Chicago e o Rio de Janeiro). A primeira empresa brasileira de telefonia foi a Brazilian Telephone Co., que depois de passar por diversos proprietários, foi incorporada, em junho de 1889, à Brasilianische Elektrizitäts Gesellschaft, com sede em Berlim, que ganhou uma concessão de 30 anos. De 134 anos para cá, o salto em telefonia foi quântico. E o telefone passou de uma máquina enorme, pesada e presa à parede, ligada à milhares de fios, a uma tela levíssima que carregamos no bolso e que contém praticamente toda a nossa vida. É instrumento de trabalho e move uma indústria crucial para economia mundial e da qual a Navita tem orgulho de fazer parte. Nossas conquistas em mobilidade e telecom também evoluíram com o tempo e nossa história se mistura com a própria história da mobilidade corporativa no Brasil. A Navita nasceu em 1 de janeiro de 2003, no auge do crescimento da Internet e, inicialmente, como provedora de Portais Corporativos e Intranet. Dividia-se entre duas localidades: fábrica de software em Florianópolis/SC e sede administrativa e comercial em São Paulo, abrigando, no total, 12 colaboradores. Em 2005, a Mobilidade Corporativa já era uma realidade latente no país, e a necessidade de empresas que organizassem uma gestão na área tornara-se imprescindível. Decisões corporativas precisavam ser tomadas a partir de qualquer ponto. Vendas já eram realizadas por canais diversos. Executivos em viagens precisavam se manter conectados. Em 2006, a Navita faz sua primeira grande parceria com grandes operadoras de telefonia móvel; integra o time de parceiros da RIM e passa a focar nesta plataforma para o desenvolvimento de soluções móveis. Ainda no mesmo ano, também amplia sua unidade de negócios e inicia a produção de aplicativos móveis. O quadro de funcionários passa a ser de 30 colaboradores. Em 2007, gerenciamento passa a ser a nova palavra de ordem. Conceitos como: segurança da informação, monitoramento pró-ativo, provisionamento de aparelho passam a fazer parte do dia a dia da empresa. A Navita conquista seu primeiro cliente em gerenciamento de dispositivos corporativos e agrega o serviço ao portfólio. Dois anos depois, em 2009, a Invest Tech – fundo de capital de risco especializado em empresas de tecnologia – torna-se sócio investidor, levando a Navita a outro patamar em gestão de telefonia e mobilidade corporativa. Ainda no mesmo ano, um de nossos parceiros, a RIM lança a loja App World e a Navita lança o Navita Translator, aplicativo móvel que se tornaria ferramenta indispensável aos smartphones BlackBerry para milhões de pessoas em mais de 150 países,amarrando uma parceria também com a própria Blackberry: Navita torna-se responsável pelo suporte nível 3 para BlackBerry. Com tamanho crescimento, o inevitável acontece: a operação cresce e a equipe de desenvolvimento de software é transferida 100% para a capital paulista. Novas oportunidades fazem com que a empresa desenvolva a unidade de negócios focada em Mobilidade Corporativa. Em 2010, a Navita continua em ascensão: amplia alianças com todos os fabricantes de dispositivos móveis e passa a gerenciar dispositivos Android e iOS, desenvolvendo também apps móveis para esses sistemas operacionais. A Navita se torna apta a oferecer Service Desk no Brasil: os serviços de Service Desk, com atendimento qualificado de 3º e 2º nível a usuários de celulares corporativos, passam a ser feito dentro da estrutura da Navita. O ano de 2011 foi um período muito importante para Navita – a empresa encerra o ano com faturamento de R$ 16 milhões e 100 colaboradores e conquista o Prêmio Inovação Futurecom 2011. Nesta curva ascendente a Navita ainda em 2011, compra a Congruus, empresa com foco em Serviços Gerenciados de Telecom e vende a área de portais, reafirmando o foco em serviços gerenciados. Em 2012, expande sua operação e compra a área de gestão de custos de Telecom da Informatec, empresa especialista em tarifadores e redução de custos de telecom, fechando 2012 com 140 colaboradores. O crescimento de celulares no Brasil se destaca no ano de 2012, onde cada habitante chega a ter 1,3 linha, somando 256 milhões de linhas de telefonia celular ativas. Em 2013, a Navita completa 10 anos de sucesso e é eleita um dos cinco brasileiros ‘Cool Vendors’ na primeira pesquisa desenvolvida pela Gartner com foco no Brasil. A empresa é reconhecida pelos serviços de gerenciamento de dispositivos móveis. Ainda, durante o CIO Brasil 2013, a Navita recebeu o Prêmio Notabile, sendo reconhecida como Empresa Destaque em Tecnologia. No ano seguinte, Navita é reconhecida como líder e mais inovadora MDM no Brasil, pela Frost Sullivan – empresa de focada em pesquisa. Também em 2014 recebe seus primeiros aportes: em seu primeiro acordo no Brasil, a Intel Capital, braço de investimento da fabricante Intel, compra uma participação na brasileira Navita, seguido do fundo DLM Invista, dos executivos da Totvs e da Datasul Paulo Caputo e Jorge Steffens. Os recursos serão usados majoritariamente para o desenvolvimento interno de novos produtos. Em 2015, após estudo aprofundado da Frost-Sullivan, a Navita é eleita e recebe o prêmio – Competitive Strategy Innovation and Leadership Award – The Mobile Device Management (MDM) Service Provider Industry. Também em 2015, a Navita reorienta sua estratégia de negócios e lança o NAVITA CONNECT, produto que concentra todas
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