4 soluções para prevenir gastos abusivos com SMS

Você já parou para analisar os custos da sua empresa com envio de mensagens nos dispositivos móveis? Você sabia que é possível reduzir esse custo com telefonia ou mesmo bloquear este tipo de serviço para não gerar nenhum tipo de cobrança? No Primeiro Estudo Brasileiro Sobre Uso de SMS nas Empresas, realizado pela Navita, encontramos mais de 1 milhão de reais gastos com mensagens, em apenas seis meses. Do total de mensagens enviadas, 14% delas foram com interatividade (chat, reality shows, fotos torpedos e promoções). Entretanto, algumas ações ajudam a prevenir e reduzir gastos desnecessários com mensagens e isto é o que iremos apresentar abaixo. Confira e comece já a reduzir custos com telefonia! #1 Verifique seu pacote de SMS Verifique se o pacote de SMS contratado está adequado à necessidade de sua empresa. É importante avaliar se o uso está acima ou abaixo do consumo médio do que a empresa pretende pagar com este serviço. Pacotes acima do utilizado caracterizam-se como custos fixos em sua fatura, mas sem utilização, tornam-se desperdício de dinheiro. Defina o perfil de consumo de sua empresa a partir da média dos três ou seis últimos meses de consumo e reduza ou aumente o pacote contratado. – Pacote acima do utilizado gera um custo fixo mensal desnecessário. – Pacote menor do que o utilizado gera cobrança de tarifa avulsa, que tem um valor expressivamente superior à tarifa contratada em pacote. – A não contratação de pacote gera o mesmo problema do item anterior que é o pagamento de SMS avulso e com um custo alto. Algumas empresas que possuem somente parque de smartphones optam por cancelar o serviço de SMS por completo e bloquear a utilização. Vale analisar a necessidade do uso deste serviço, contratar um pacote adequado e também estimular a utilização de chat. Encontramos em nossa pesquisa que 41% das mensagens enviadas estão fora do pacote contratado. #2 Controle os SMSs de Interatividade Este custo aparece frequentemente nos gastos mensais e muitas empresas não sabem do que se trata ou que estão presentes em suas faturas telefônicas. Com apenas um ok para a mensagem recebida, você começa a participar de horóscopo, sorteios, notícias do tempo, entre outros que são cobrados da fatura mensal. Além disso, alguns funcionários participam de ações para reality show, autoajuda, votações com uso do telefone corporativo. Os custos com interatividade são os mais difíceis de controlar: ou a empresa bloqueia por completo o serviço de SMS ou rotineiramente a cobrança da utilização aparecerá. Acompanhe mensalmente a fatura e faça ações direcionadas aos funcionários que utilizam as linhas que apresentaram serviço de interatividade ou para toda empresa. O importante aqui é olhar todos os meses e fazer os cancelamentos e orientações necessários. #3 Estimule o uso de Apps de mensagem: Whatsapp, Telegram, Hangout ou Skype Faça comunicados orientando os funcionários que utilizam aplicativos de chat (Whatsapp, Telegram, Hangout ou Skype), cheque mensalmente quem ainda continua utilizando um volume alto de SMS e reforce a importância de utilizar os chats para redução do volume de mensagens de texto. Neste caso, vale reforçar a importância da empresa adotar ferramentas de segurança para dispositivos móveis (MDM), como criptografia de mensagens, evitando vazamento de informações estratégicas e fazendo gestão da mobilidade corporativa. #4 Evite SMS em roaming internacional Outro ponto importante é atentar para utilização de SMS em roaming, que gera um alto custo. Você pode: orientar o cuidado na utilização ou bloquear diretamente junto à operadora para não correr o risco de algum colaborador enviar mensagens de texto sem querer e o valor da conta de telefone vir muito acima do planejado. Veja quais destas dicas se aplicam para sua empresa e comece já a reduzir custos! Leia também: Gestão de Telefonia Eficiente – 12 recomendações para reduzir custos

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8 Dicas para Aumentar Vendas e ter Segurança com a Mobilidade

A Navita elaborou em parceria com a Interplayers um material especial com 8 dicas valiosas para ter sucesso e segurança com mobilidade na área de saúde e bem estar. Apesar desse material ter sido desenvolvido para o mercado farmacêutico, as soluções apresentadas podem ser aplicadas por empresas de todos setores. As sugestões têm como objetivo contribuir para otimizar o gerenciamento da equipe de campo, aumentando a performance e garantindo segurança das informações corporativas. A automatização da equipe de vendas e merchandising contribui para: – Registrar todas as atividades na plataforma, mesmo sem Internet, e enviar os dados automaticamente quando estiverem conectados, evitando que o trabalho seja levado para casa. – Gerenciar a equipe comercial à distância e, em real time, acompanhando a emissão e captação de pedidos no PDV, a rotina de visitação e, ainda, contar com a possibilidade de receber fotos das ações de trade marketing. – Gerenciamento comercial de toda a sua cadeia de negócios, realizando pesquisas para análise de ruptura de produtos, de preços e da concorrência. Acesse o MATERIAL COMPLETO para saber como a gestão da mobilidade pode ajudar a gerenciar melhor sua equipe e melhorar suas vendas.

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Matéria Veja – Empresas gastaram mais de R$ 1 milhão com SMS

Estudo da Navita foi publicado no Portal da Revista Veja com exclusividade. Confira! “Mensagens com serviços de interatividade, como horóscopos e reality shows, impactaram na perda de 2.250 minutos de trabalho, ou quase cinco dias no mês” Por Jennifer Thomas “Um estudo inédito realizado pela Navita, empresa especializada em mobilidade e gestão em telecomunicações, mostrou que 34 grandes empresas brasileiras gastaram juntas mais de R$ 1 milhão com envio de torpedos entre novembro de 2015 e maio de 2016. O valor representa mais de 2% do gasto total com telecomunicações, que chegou a R$ 56 milhões no período. Foram analisadas 38 000 linhas telefônicas, pelas quais foram enviadas quase 4 milhões de mensagens de texto. Do total de mensagens,44% estavam dentro do pacote contratado pela empresa; 41% acima do contratado e 14% foram custos com serviços de interatividade, como horóscopo, games, chat, foto torpedo, reality Shows, entre outros. “O valor da conta é alto e pode representar até 20% do total gasto com telefonia. Porém, o impacto vai além e pode implicar também perda de produtividade”, alerta Fábio Nunes, diretor de Produtos e Inovação da Navita. O mesmo estudo mostra que 27% dos serviços totais de mensagens foram enviados aos finais de semana. Já o índice de mensagens de interatividade foi de 63% durante a semana, impactando na perda de 2.250 minutos de trabalho, ou quase cinco dias no mês com a atividade.” Fonte: http://veja.abril.com.br/vida-digital/empresas-gastaram-mais-de-r-1-milhao-com-sms/ Acesse o estudo na íntegra – Infográfico – Consumo SMS 

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SMS nas empresas pode ser um grande vilão na Redução de Custos! Tudo o que você precisa saber

Fizemos um estudo com parte de nossa base de clientes, analisando o perfil de consumo de mensagens/SMS de 34 empresas, no período de 6 meses. Durante estes anos trabalhando com diversos segmentos de empresas percebemos quanto o tema SMS é desconhecido, e principalmente sua participação no potencial de redução de custos em telefonia, então resolvemos compartilhar. O estudo foi realizado de novembro de 2015 a maio de 2016. No total, foram avaliadas 38 mil linhas telefônicas, que em média, enviaram 91 mensagens SMS/torpedo cada. O custo com envio de mensagens representa 2% do custo total de telecom pelas empresas que foi de R$ 56 milhões no período. Do total de mensagens enviadas, 44% estavam dentro do pacote contratado pela empresa; 41% acima do contratado e 14% em serviços de interatividade, que representa 442.969 mensagens SMS ou torpedo usando o telefone corporativo para promoções, horóscopo, games, chat, foto torpedo, Reality Shows, entre outros. O custo para as empresas do uso inadequado do celular corporativo é muito alto e pode representar até 20% do valor da conta. Porém, o impacto do uso de serviços de interatividade na linha corporativa vai além da geração de custos para empresas; pode implicar também na perda de produtividade. Para trazer informações mais aprofundadas e ilustrar esta realidade, criamos um infográfico e em conjunto com o CEO da Great Place To Work – Ruy  Shiozawa vamos apresentar nossas conclusões sobre o tema. Baixe e confira os dados e informações no infográfico com o estudo completo! Leia também: Gestão de Telefonia Eficiente – 12 recomendações para reduzir custos    

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Roubo de smartphones no Brasil. E a segurança da informação como fica?

Esta matéria publicada pelo Canal Tech com infográfico da Bitdefender reforça ainda mais o que sempre falamos​: precisamos ter segurança nos smartphones! “Os roubos de smartphones tem crescido como consequência do número de usuários do produto e, com o desenvolvimento de novas tecnologias, os aparelhos têm aumentado de valor, o que atrai ainda mais a atenção dos criminosos.  Para se ter dimensão dos dados brasileiros, cerca de 63 celulares são roubados por hora nas principais capitais, sendo que este número é composto apenas pelos casos registrados em boletins de ocorrência.         Quando trazemos esta realidade para o mundo corporativo, o problema é ainda maior, já que a informação contida no smartphone pode gerar mais prejuízos do que​ apenas​ o valor do dispositivo. Nossas dicas são: # Implemente uma ferramenta de gestão de dispositivos móveis (MDM) # Restrinja acessos às informações corporativas vias smartphones # Controle as informações e arquivos trafegados nos e-mails móveis corporativos – conheça mais # Instale nos smartphones corporativos o Find My iPhone e o Gerenciador de Android para garantir a rastreabilidade em caso de perda ou roubo.  

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KIT DO GESTOR

Pensando nas frequentes dúvidas e dificuldades que os gestores de telefonia possuem, criamos um KIT com diversos materiais que nortearão o controle, redução de custo e segurança da informação nas empresas. Os materiais estão organizados abaixo em 2 categorias, é só clicar e acessá-los. Bom proveito! Gestão de Telefonia   Neste e-book reunimos as melhores práticas com ações concretas e eficazes direcionadas à redução de gastos com telefonia, maior garantia de segurança e melhora nos processos de telecom da sua empresa. Testamos esses conceitos em nossa extensa base de clientes e tivemos sucesso.     Planilha para auxiliar na organização do inventário de telefonia, e assim diminuir o número de companhias que lidam com esse problema. Através do gerenciamento de três pontos de controle: Dispositivos, Linhas e Usuários, as companhias poderão precisar números de aparelhos que possuem, quais modelos/fabricantes trabalham e ainda saber quem está utilizando esses equipamentos.     Veja como uma boa gestão de Telecom (TEM) pode trazer resultados incríveis para sua empresa. De forma rápida, prática e com poucas informações é possível saber  o percentual em cada uma das frentes  e em quanto tempo você irá levar para colher os frutos desta redução.       Mobilidade Corporativa – Segurança da informação   O termo BYOD (Bring Your Own Device ou Traga seu Próprio Dispositivo) já vem sendo muito comentando nos últimos quatro anos devido à grande demanda de utilização dos dispositivos pessoais no âmbito corporativo trafegando informações empresariais. Neste White Paper você verá uma pesquisa de mercado e os prós e contras de um programa de BYOD.   Siga o passo a passo e comece já a prevenir perda de informações nos dispositivos iOS e Android de sua empresa. Evitando que informações importantes como tabela de preços, novos projetos, anotações de reuniões, que podem cair em mãos erradas e ser muito mais prejudiciais que a perda do hardware.        iOS                                                       ANDROID                     

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Dificuldade em mensurar o ROI em telefonia?

A gestão especializada de telefonia pode não só trazer redução de gastos, mas também retorno financeiro às empresas. Para ajudar as empresas a calcular os resultados e planejar seus investimentos com a implantação de um programa como este, baixe a Planilha de ROI e veja quanta oportunidade você tem. Esta ferramenta permite uma análise do cenário atual e as projeções futuras, considerando investimento em Gestão de Telecom, para pequenas, médias e grandes empresas Para utilizá-la, basta inserir a informação das despesas com telefonia nos últimos três meses. Automaticamente, a planilha calcula o gasto médio mensal e por colaborador, além de dividir as contas corporativas das pessoais, indicando o consumo por dispositivo. A ferramenta permite que, com apenas algumas informações, você saiba, em três fases: – Qual seu gasto médio mensal com telefonia e com cada dispositivo móvel; – Quanto recuperar com a auditoria de suas faturas; – Projeções de gastos anuais e de quanto é possível economizar e; – Planejar os investimentos em telefonia da sua empresa;   Na sequência, ela apresenta as projeções das despesas para os próximos meses e a redução possível no período. Para finalizar, um gráfico detalha, em números, o investimento, custos e a economia obtida durante o ano com a plataforma Navita Connect, O gerente de produtos da Navita, Felipe Rabello, gravou um vídeo explicando o passo a passo da Planilha de ROI e como as empresas podem ser beneficiar deste instrumento para melhorar sua gestão.  Assista abaixo. Acompanhe também todas as mídias sociais da empresa, como Facebook, Linkedin e Twitter. Leia também: Gestão de Telefonia Eficiente – 12 recomendações para reduzir custos

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Marco Civil da Internet estabelece novas regras para o ambiente virtual

Na próxima sexta-feira, 10 de junho, entra em vigor o Marco Civil da Internet. A Lei 12.965, sancionada em 2014, estabelece regras, direitos e deveres no ambiente virtual brasileiro. Entre outros assuntos o texto aborda: a privacidade de dados, a liberdade de expressão e o estabelecimento da neutralidade da rede como princípios básicos da Internet. Entenda cada um dos desses pontos e de que maneira a lei pode impactar em seu negócio: Privacidade – a nova lei exige que os provedores garantam a inviolabilidade das informações dos usuários por meio de recursos técnicos como a encriptação dessas informações e o consentimento, por parte do visitante, na cessão destas. Neutralidade – o marco proíbe as operadoras de Internet fixa ou móvel de fazer distinção de velocidade entre um site e outro, garantindo ao usuário tratamento igualitário de acesso e velocidade a todas as páginas da web. Um dos pontos que aborda a privacidade trata da obrigatoriedade de uma política de privacidade e termos do uso dos sites.  A lei não estabelece a necessidade de ambos os procedimentos, mas um deles é necessário para assegurar os direitos e deveres na troca de dados e transmitir segurança aos seus visitantes. Estes documentos devem conter informações claras e completas,  detalhando o regime de proteção aos registros de conexão e aos registros de acesso a aplicações de Internet. A transparência na relação entre as partes é o principal foco do Marco Civil. Por isso, o documento estabelece que o usuário deva ter claramente a informação de como seus dados serão tratados. Um item obrigatório é o aceite pelo usuário da coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais, garantindo segurança para empresa e cliente. Na política de privacidade ou no termo de uso devem conter também: – Limitação de propósito: discriminação dos motivos para captura dos dados. O Marco determina que os dados coletados somente poderão ser utilizados para os fins que motivaram a sua captura. – Compartilhamento de dados com terceiros: é vedado o fornecimento de dados pessoais a terceiros. Isso quer dizer que,  para transferir dados pessoais e registros eletrônicos a outro provedor de aplicação na Internet que não seja seu site, o usuário deve estar ciente dessa prática e autorizá-la. – Cookies:  o uso de cookies para rastreamento dos caminhos percorridos pelos usuários em sites e serviços online deve ser informado aos usuários. Apesar de ser uma prática muito utilizada por diversas empresas, há endereços que ainda não possuem a Lei de Privacidade ou Termo de Uso ou o que elaboraram os documentos sem qualquer embasamento legal.  Com a Lei em vigor, as empresas devem atender ao Marco Civil. A multa para os endereços que não atenderem a normativa pode chegar a 10% do faturamento da empresa no último exercício fiscal. A fiscalização e aplicação da nova regra será realizada pela Anatel e pela Secretaria Nacional do Consumidor, que serão responsáveis por fazer a apuração de infrações. O Comitê Gestor da Internet deverá fornecer estudos periódicos com recomendações, normas e padrões sobre neutralidade da rede e a proteção de registro e dados pessoais. A lei na íntegra pode lida aqui: http://www.cgi.br/lei-do-marco-civil-da-internet-no-brasil/.

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Navita estabelece aliança estratégica com novos parceiros

Novas empresas passam a integrar os canais de vendas Navita. São elas: Agilis Group, de São Paulo, Base Soluções, de Recife (PE) e a Inovacel, também de São Paulo. Hoje são cerca de 15 parceiros no país que possuem sinergia com mobilidade corporativa e Telecom. O programa inclui políticas de remuneração, ferramentas para a condução dos negócios e materiais de marketing para auxiliar a área comercial. O objetivo é promover transparência na relação e garantir a sustentabilidade e rentabilidade da operação e de todos os envolvidos. A venda por meio destas parcerias deve representar 26% de incremento no faturamento da Navita em 2016 e tem gerado receitas significativas para os canais. “Este é o principal objetivo de nosso programa, fazer com que nossos parceiros incrementem suas receitas com novas linhas de negócios, levando redução de custos a seus clientes”, comenta Paulo Delpizzo, Diretor Comercial da Navita. Todo nosso trabalho, e certamente com a contribuição de nossos parceiros, nos fez fortalecer e receber por dois anos consecutivos (2014 e 2015) o Prêmio Frost Sullivan como empresa Líder e Inovadora para mobilidade corporativa. Foi feito um estudo completo que está disponível em nosso site. Para ler agora, clique aqui! Conheça mais sobre nosso programa de canais.

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Você já pensou no risco do e-mail corporativo em dispositivos móveis? Conheça como proteger a informação da sua empresa

A segurança da informação corporativa é um tema recorrente nas empresas. Isso porque, o fenômeno MOBILIDADE é uma realidade crescente em grande maioria das empresas. O cenário atual reforça a necessidade de criar mecanismos de segurança que minimizem ou evitem riscos de vazamento de informações corporativas. Mas, você sabe quais são os principais riscos de segurança em dispositivos móveis? E o que fazer se roubarem as suas credenciais de acesso? Seu e-mail móvel corporativo está seguro? Os conteúdos acessados via smartphone e tablet são rastreados e possuem política de segurança? Pensando nestes pontos, preparamos a segunda parte dos vídeos em que o especialista em MDM e responsável pela área de Gestão de Dispositivos Móveis da Navita, Fábio Pacheco, responde mais perguntas sobre segurança da informação. Envie suas dúvidas para contato@navita.com.br e compartilhe suas experiências e comentários. Abaixo o vídeo completo da série sobre segurança com as melhores práticas! Para ajudar você na segurança dos dispositivos móveis criamos os guias abaixo: iOS – Find My iPhone Android – Gerenciador de Android COMECE JÁ A PREVENIR ROUBOS E VAZAMENTOS DE INFORMAÇÃO!  

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