Dispostivos-Apple

Há quem diga que o celular já é uma extensão do corpo humano. De fato, as pessoas estão cada vez mais conectadas à máquina. O jornalista Rodrigo Alvarez, que estuda o tema, considera que, muito possivelmente, a construção do “superhumano”, mencionado por Nietzsche, está acontecendo hoje. E, é claro, que os smartphones, seja dispositivos Apple ou Android, têm papel central nesse movimento. Eles são ferramentas inseparáveis dos profissionais.

Contudo, a popularidade, o amplo acesso e o uso intenso dos dispositivos móveis também aumenta a margem para golpes e cibercrimes. O Brasil é líder mundial em chamadas de spam por pessoa, de acordo com dados da Truecaller

Em 2020, os brasileiros receberam quase 50 ligações de spam por pessoa, por mês. Já o Panorama de Ameaças 2021 da Kaspersky apontou o registro de mais de 173 mil ofensivas contra dispositivos móveis. O número de golpes voltados para smartphones é crescente.

Sendo assim, mesmo os celulares mais com design moderno, hardware e software avançados e uma camada de segurança consistente, como os dispositivos Apple, estão suscetíveis a uma série de ameaças. Nesse contexto, as empresas precisam priorizar a gestão da mobilidade corporativa. 

Com uma ferramenta MDM (Mobile Device Management),  as companhias podem gerenciar os dispositivos móveis da Apple com sucesso, garantindo máxima segurança, redução de custos, produtividade e economia com dispositivos iOS.

Quer saber como fazer isso? Aproveite este artigo completo sobre o tema e entenda porque você precisa investir na proteção e gestão de iPhones e iPads. 

Gerenciamento para dispositivos corporativos Apple garante uma série de benefícios 

Você sabe: o custo dos dispositivos iOS é alto. Não dá pra imaginar perder o investimento neste tipo de smartphone por conta de um ciberataque ou um uso indevido do profissional. É por isso que as companhias precisam investir no gerenciamento de dispositivos móveis (Mobile Device Management, MDM). 

Na prática, essa abordagem oferece recursos que facilitam a configuração de dispositivos de maneira segura por meio da rede sem fio. A seguir, listamos algumas das principais funcionalidades de uma plataforma de MDM:

Para obter esses recursos e muitos outros, a melhor alternativa é investir em uma solução de gestão de dispositivos móveis corporativos que ofereça suporte para os aparelhos da Apple. 

Vale lembrar que os dispositivos iOS, por exemplo, a Apple trazem alguns recursos próprios de gestão e segurança. Contudo, eles são mais voltados para o uso pessoal. Se os profissionais da empresa usam iPhones e iPads corporativos, a contratação de uma plataforma MDM é indispensável. 

Dessa maneira, torna-se possível ter acesso às melhores ferramentas de segurança de dados e acompanhamento de performance dos aparelhos. 

Quais São As Ameaças Para os Dispositivos iPhone e iPad?

O número de cibercrimes e ataques em dispositivos corporativos é alto e sua empresa não pode correr o risco de se tornar uma vítima.

Saiba quais são os golpes mais comuns em smartphones. Confira! 

E-mails e mensagens fraudulentas

Nesse tipo de abordagem, os cibercriminosos tentam copiar e-mails e mensagens de texto de empresas reconhecidas para enganar os usuários e obter senhas e informações pessoais. Veja quais as características dos e-mails de phishing

  • O e-mail pede que o usuário forneça informações pessoais, como o número do cartão de crédito ou a senha de uma conta;
  • O e-mail não foi solicitado e contém anexo;
  • O domínio do endereço de e-mail não corresponde ao site oficial da empresa;
  • O e-mail apresenta erros de grafia e o tom da mensagem é diferente de outros já recebidos da empresa.

Ligação ou voice-mail suspeitos

Os golpistas mascaram os números de telefone das empresas, fazendo parecer que, de fato, se trata de uma ligação da companhia. Na ligação, eles afirmam que identificaram atividade suspeita na conta de e-mail ou no dispositivo corporativo. Assim, eles ganham a atenção do usuário que, muitas vezes, fornece informações pessoais e até dinheiro para os golpistas.

Eventos suspeitos na agenda

Recebeu um convite indesejado ou inesperado no Calendário? Suspeite e sinalize como spam no iCloud. Assim, você protege os dados da sua conta e do seu iPhone.

Pop-ups incômodos no navegador 

Surgiu um pop-up ou um alerta oferecendo prêmio gratuito ou sinalizando problemas de segurança ou vírus no seu dispositivo? Desconfie. Geralmente, esses anúncios fraudulentos levam o usuário a fazer download de um software mal-intencionado ou entregar ao golpista informações pessoais ou dinheiro.

Portanto, diante de pop-ups, não ligue para o número nem clique nos links. Ignore a mensagem, feche a janela ou aba e depois continue sua atividade no navegador.

Solicitação inesperada de download de software

O download de conteúdo da internet é outra ameaça bastante comum para os usuários de dispositivos corporativos. Geralmente, esse tipo de arquivo não contém o software que alega ter, mas sim um conteúdo indesejado. 

É comum, inclusive, que o usuário se depare com apps que exigem a instalação de perfis de configuração capazes de controlar os dispositivos. Se instalado, este tipo de software desconhecido pode danificar os aparelhos Apple e roubar os dados. 

Para evitar esse tipo de armadilha, sempre que necessário, o ideal é instalar o software pela App Store ou fazer o download no site do desenvolvedor. 

Como escolher uma solução MDM para Dispositivos Apple?

Com tantos riscos que podem comprometer a segurança Apple, é importante que as companhias invistam em uma solução MDM completa com vários recursos. Assim, é possível garantir a proteção do iPhone de cada colaborador, evitando problemas e prejuízos. 

Sabendo disso, a dúvida é: como selecionar a plataforma MDM ideal para a organização? Elaboramos um passo a passo que pode orientar sua escolha. Veja: 

#1 Avalie o suporte e as políticas e acesso do fornecedor

A plataforma MDM é uma solução crítica para a gestão de telecom que deve estar sempre acessível. Portanto, avalie a qualidade do suporte, dos serviços e treinamento entregues pelo fornecedor do MDM.

#2 Verifique se a hospedagem é local ou na nuvem

Ao obter uma solução MDM hospedada na nuvem, a empresa pode gerenciar dispositivos Apple espalhados pelo globo com baixo impacto no tráfego de dados. Com a hospedagem MDM em cloud, é possível otimizar e simplificar a configuração e o controle dos smartphones móveis.

#3 Conheça a compatibilidade com dispositivos Apple

É preciso ter em mente que nem todas as soluções MDM têm compatibilidade com tipos específicos de dispositivos da Apple. Portanto, na hora de buscar o fornecedor deste tipo de plataforma, verifique se a solução garante recursos compatíveis com todos os tipos de dispositivos móveis da Apple.

#4 Suporte aos portais na web da Apple

Na prática, a gente sabe que cada profissional e setor tem demandas específicas. Por isso, é importante verificar se a plataforma MDM oferece suporte avançado para o registro de dispositivo e distribuição gerenciada. 

Por exemplo, algumas soluções MDM permitem importar diversos tokens para o Apple School Manager ou o Apple Business Manager. Dessa maneira, com acesso a diversos tokens, a plataforma garante para a equipe de TI e telecom acesso a ajustes de registro separados para conjuntos diferentes de dispositivos.

#5 Informações de conta de usuário

A configuração de contas de email e de usuário é, sim, um processo que exige atenção do time de profissionais. A boa notícia é que uma plataforma MDM completa permite configurar contas de e-mail e outras contas de usuário automaticamente. 

Dependendo da solução MDM usada e da integração com os sistemas internos, é possível gerenciar os payloads da conta dos dispositivos Apple usando endereço de e-mail e identidades de certificado para autenticação e início de sessão.

Uma plataforma MDM permite configurar os seguintes tipos de conta com informações de usuário:

  • Calendário;
  • Contatos;
  • Exchange ActiveSync (EAS);
  • Identidade;
  • LDAP;
  • Mail;
  • VPN;
  • 802.1X.

#6 Serviços de consulta e relatório

Ao buscar em uma solução MDM, é importante observar se a ferramenta permite a consultar as informações em dispositivos da Apple, tais como o número de série do hardware, UDID do dispositivo, endereço MAC (Media Access Control) do Wi-Fi e estado de criptografia do FileVault (em computadores Mac). 

De outro modo, é importante que a solução permita a consulta de informações de software, como lista e restrições de apps e versão do dispositivo. Dessa maneira, você tem ao seu alcance os recursos necessários para assegurar que os usuários mantenham somente os apps apropriados nos dispositivos Apple. 

Gestão de dispositivos Apple iOS com o suporte da Navita

Como vimos até aqui, o gerenciamento de smartphones pode ser muito mais simples e eficiente se a empresa contar com uma ferramenta MDM completa.

Como os dispositivos Apple – iPhones e iPads – operam com um sistema operacional de código fechado, eles têm mecanismos distintos de instalação com relação a outros sistemas operacionais.

Daí a importância de buscar uma ferramenta de MDM completa, que seja capaz de gerenciar os dispositivos considerando os requisitos e recursos de segurança Apple. 

Com o Navita EMM, a sua empresa passa a ter acesso a uma solução de gerenciamento de dispositivos iOS com diversas informações sobre os aparelhos da Apple. A gestão é feita em um ambiente web responsivo e multiplataforma, com uma série de funcionalidades, como:

  • Gerenciamento de aplicativos;
  • Localização dos smartphones; 
  • Configurações e políticas, inclusive com controle de uso por horário;
  • Segurança da informação, com recursos como restrições de apps, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  • Bloqueio de aparelho;
  • Exclusão de dados armazenados no dispositivo; 
  • Relatórios gerenciais.

Com tantos recursos, a ferramenta MDM é uma ótima solução para empresas que precisam implantar uma gestão eficiente e prática dos dispositivos corporativos Apple.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a gestão de dispositivos Apple? Entenda Como o MDM pode ajudar no gerenciamento de dispositivos iOS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *