Rateio de Custos: As construtoras precisam disso! Saiba o Porquê!

O segmento de construção no Brasil teve um crescimento altíssimo nos últimos anos. Mesmo com a pandemia, se obteve um avanço e agora com o pós muitas empresas tem se destacado na área.

Para 2022, por exemplo, podemos ter uma expectativa muito positiva. De acordo com a Câmera de construção civil, houve um crescimento de 9,8% em 2020 referente a novas residências e, já para este ano, se espera um crescimento de 5% a 10% de acordo com o crescimento do PIB de 3%.

Mas sabemos que, para alguns especialistas, os próximos anos podem ser de baixa no crescimento pois, durante a pandemia, o crescimento se deu em questão da facilidade ao crédito liberado pelo governo, com taxas mais flexíveis junto ao banco.

Já agora neste cenário pós pandemia não será possível tais benefícios ocasionando um crescimento menos acelerado.

Não se pode ter baixas expectativas e resultados quando o assunto é construção. É um setor que está sempre aquecido e a todo vapor.

Segmento esse que se adapta a todo momento e encontra formas de inovar.

Sabia que há várias formas de alavancar os lucros?

Aqui vamos deixar claro para você o quão prático pode ser esse processo e como é possível organizar, otimizar e ter uma visão ampla do seu negócio.

Algumas funções precisam ser levadas em conta quando o assunto é gestão de custos e fatura, como por exemplo:

  • Importação das Faturas de CLOUD (AWS): As faturas vão ficar seguras e em um local que poderá ser acessado sem criar grandes pastas e ocupar muito espaço.
  • Visualização da Evolução dos Gastos ao longo dos meses: Um gráfico que mostra como tem sido os meses sendo um crescimento bom ou ruim, tendo gastado mais ou menos do previsto em orçamento.
  • Associação de TAG a Empresa/BU/Centro de Custo: Tendo em vista o gerenciamento de custos dentro do CLOUD, existe uma TAG que é o identificador dentro da conta de consumo do provedor da nuvem, como por exemplo a empresa Blue tem 3 ambientes na nuvem:
  • O primeiro fica como TAG 1
  • Segundo TAG 2
  • Terceiro TAG 3

Com isso tem uma maior organização já que a empresa sendo uma unidade, centro de custo para cada TAG, tornando possível a demonstração das despesas da empresa .

  • Segregação de Gastos por hierarquia de empresa, projeto ou serviço: Sabemos que cada setor tem um orçamento pré-estabelecido e para cada centro de custos, existem projetos que tem um custo maior e serviços que precisam de uma atenção, com essa função fica tudo bem detalhado de forma clara e objetiva.
  • Extração de relatórios, com filtro personalizado na data, para extração mensal ou anual, seja por produto, serviço e instância: Com um sistema inteligente é possível extrair os dados de acordo com o produto, serviço e instância através de uma Dashboard personalizada que já tem como função facilitar essa busca.
  • Gráficos com fácil visualização para tomada de ações: Pensando em facilitar a organização e para que qualquer pessoa entenda a função de gráficos com uma visualização, mas leve auxilia na tomada de ações e traz facilidade no dia a dia.
  • Acompanhamento do Orçamento (Orçado x Realizado): Através de gráficos é possível a visualização sobre porcentagem do que já foi gasto do orçamento, quanto ainda tem em caixa e onde deve ter mais atenção.
  • Gestão do Pagamento, com automação com os principais ERPs do mercado: Suas faturas organizadas de forma que você não perca o vencimento, prazo de renovação, e quanto tempo o contrato tem ajuste, se já houve o pagamento, entre outras funções que caminham de forma a auxiliar com o sistema ERPs.
  • Configuração de Rateio: o configurador de rateios permitirá que esse novo modelo seja utilizado, embora exija um conhecimento e esforço de configuração um pouco maior do que simplesmente escolher qual modelo aplicar. Não se preocupe, um modelo padrão ou customizado irá atendê-lo!

Tendo em vista o crescimento na confiança no seguimento de construção, quando os pontos estão em alta do ICST com 94,4 pontos sendo o maior nível desde junho de 2014 com 95,2 pontos, trazendo à tona a expectativa do crescimento e que os empresários estão vendo o seguimento como um bom ponto de partida, porém não se pode esquecer que esse crescimento também pede um cuidado com os gastos e lucros já que os pontos abaixo de 100 mostra uma preocupação com o momento em que vivemos.

Todas as funções que citamos a cima traz uma gestão eficiente e garante de forma pratica a qualidade do processo e principalmente o controle do orçamento e lucros.

O Navita Item é uma plataforma de software que leva a sua empresa um auxílio quando sabemos que garantir o controle das suas faturas e custos pode se tornar algo bem difícil integrado, funcionando também de modo que auxilie ao sistema ERPs e que você como gestor tenha uma entrega clara principalmente quando o assunto e garantir que os lucros cresçam.

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