A Internet das Coisas (IoT) se apresenta como uma oportunidade ímpar para as empresas reescreverem as regras de sua indústria. Ao reunir sensores, conectividade, armazenamento em nuvem, processamento, análise e aprendizagem de máquinas, IoT pode transformar inúmeras indústrias, desde a saúde à fabricação de veículos utilitários, trânsito, governo e muito mais. O potencial é enorme: de acordo com a empresa de pesquisa Gartner, haverá cerca de 20 bilhões de dispositivos de IoT até 2020, e os fornecedores de produtos e serviços da IoT gerarão US $ 300 bilhões em receita. Mas IoT ainda está em seus primórdios. Criar e executar uma estratégia de IoT para sua organização não é nenhuma fácil, diz John Rossman, autor de “The Amazon Way on IoT: 10 Principles for Every Leader from the World’s Leading Internet of Things Strategies”. Rossman, que passou quatro anos lançando e depois executando o negócio de e-commerce da Amazon, e que também dirigiu o negócio de serviços empresariais, começou inicialmente a criar um roteiro específico para ajudar as empresas a aproximarem-se da Internet das Coisas. Mas no curso do desenvolvimento do livro, percebeu que os métodos são altamente situacionais. Os princípios, por outro lado, fornecem uma visão mais ampla que permite aos líderes desenvolver uma estratégia de IoT personalizada para suas necessidades exclusivas. “Penso IoT em camadas”, diz Rossman. “Há o nível da tecnologia, com os sensores conectados à computação em nuvem e o Analytics. Um segundo nível onde o caso de uso que pode ser realmente ativado. E um terceiro nível, onde os modelos de negócios podem ser desenvolvidos, transformados e modificados por causa dos resultados obtidos a partir da capacidade de estar sempre conectado.” Rossman recomenda que os líderes de negócios focados em IoT pensem na adoção do modelo como uma viagem, e não um único passo. “Você não implementa IoT”, diz ele. “Este é um portfólio ou programa em andamento ou uma estratégia abrangente para uma empresa, é uma jornada que requer saber como a IoT está afetando sua indústria, onde os investidores estão indo, onde os concorrentes estão indo”. Aqui estão os 10 princípios que Rossman acredita que você deve levar em conta ao desenvolver sua estratégia de IoT. “Eles não são todos aplicáveis a todas as empresas, mas precisam ser contemplados”, diz o executivo. Índice1 1. Seja obcecado por melhorar a experiência do cliente2 2. Crie experiências contínuas entre plataformas e canais3 3. Invista em melhorias contínuas4 4. Dados não são suficientes. Invista em análise 5 5. Pense grande, mas comece pequeno6 6. Use IoT para se tornar uma empresa plataforma7 7. Facilite modelos de negócios baseados em resultados8 8. Encontre um caminho entre monetizar dados e proteger a privacidade9 9. interrompa a cadeia de valor da indústria, explorando novos produtos e serviços10 10. Construa um volante para a sua estratégia de IoT 1. Seja obcecado por melhorar a experiência do cliente Em primeiro lugar, diz Rossman, prossiga com projetos IoT apenas se você estiver obcecado por eus clientes, suas experiências e em como usar os dispositivos conectados para resolver seus problemas. “Os dispositivos conectados e os sensores são mais uma forma de melhorar a experiência do cliente”, diz ele. “Se a estratégia de IoT de fato melhorar a experiência do cliente, isso é provavelmente uma forte razão empresarial para prosseguir e, depois, descobrir como monetizar suas iniciativas.” Os líderes começam com o cliente e trabalham para trás, diz Rossman, e trabalham incansavelmente para ganhar e manter a confiança do cliente. Na Amazon, diz ele, “obsessão” significa disposição para fazer coisas realmente difíceis apenas para tornar a vida dos clientes mais fácil, mesmo que essas coisas não gerem lucros no curto prazo. Também significa reavaliar constantemente a experiência do cliente e nunca se contentar com “o suficiente”. 2. Crie experiências contínuas entre plataformas e canais Em um mundo habilitado para IoT, seus clientes interagem com você em uma série de plataformas e dispositivos. “Você precisa se concentrar na experiência omnichannel quando se conecta através de canais e experiências”, diz Rossman. “Proporcionar uma experiência contínua para o cliente é uma parte realmente importante para melhorar a experiência do cliente.” E a chave para a criação de grandes experiências omnichannel é dominar a continuidade da informação, diz Rossman. Por exemplo, se um cliente tiver um aspirador defeituoso conectado e ligar para um de seus agentes de atendimento, esse agente já deve ser capaz de identificar o aspirador e o que está errado com ele – melhor ainda, esse agente poderia entrar em contato com o cliente proativamente com uma solução. 3. Invista em melhorias contínuas Dispositivos conectados e IoT oferecem a oportunidade de examinar seus processos como nunca antes, fornecendo as ferramentas que você precisa para conduzir mudanças e melhorias em uma base contínua. “Você tem acesso a dados muito melhores, sinais muito melhores”, diz Rossman. “Isso lhe dá a capacidade de criar uma nova onda de visibilidade e melhoria de processos em sua organização”. Dispositivos conectados, diz ele, devem dar uma visão em tempo real do fluxo, status e estado dos itens-chave em seu processo. 4. Dados não são suficientes. Invista em análise IoT irá ajudá-lo a coletar dados sobre suas operações em uma escala e magnitude além de qualquer coisa que você já tenha visto, diz Rossman, mas os dados não são suficientes. Você precisa aproveitar esses dados com modelos, análises e algoritmos que ajudem a gerar informações a partir deles. “Suas operações podem gerar dados muito melhores, que podem dizer o que está acontecendo dentro de sua organização. Com isso, você pode se esforçar para criar uma compreensão fórmica de seus processos, que darão melhores condições para reforçar e reinventar esses processos”, afirma o executivo. Dentro da Amazon, Rossman diz que as equipes gastam tanto ou mais tempo definindo e concordando em como medir uma nova característica, serviço ou produto. O tempo é o mesmo gasto para criar o próprio recurso. Eles consideram as entradas e saídas de uma operação e os dados necessários para executar essa operação e entender seu funcionamento interno. 5. Pense