Celulares corporativos

Na era da comunicação, estar conectado a tudo e a todos é mais do que necessário, não é mesmo? Como seriam as empresas modernas sem a telefonia móvel? Qual a melhor opção ao escolher o uso de celulares corporativos. 

Se em sua empresa o momento é de escolher entre a compra de celulares corporativos ou o aluguel de telefonia, então, é muito provável que você tenha muitas dúvidas. 

Neste post você entenderá com clareza, quais são as vantagens de cada uma das opções. Leia atentamente e saiba como tomar a decisão perfeita para a sua empresa! 

Um comparativo de mercado

Antes de mais nada, é importante que você saiba: ambas as modalidades podem possuir vantagens e desvantagens. As realidades corporativas se diferenciam entre si, um modelo pode fazer mais sentido em um local e menos em outro. 

Para explicar essas diferenças, cada modalidade foi dividida em tópicos. Procure imaginar cada um desses tópicos sendo observados no cotidiano da sua empresa, assim, você estará mais próximo de tomar a decisão certa.  

Aluguel de telefonia

Não é nenhum exagero dizer que a locação de dispositivos móveis tem se tornado cada vez mais a escolha das empresas. O suporte da contratada e o custo/benefício destacam-se como os principais motivos. 

Abaixo você confere alguns tópicos que reforçam essa afirmação. 

Números do setor

Quando o assunto é segurança digital, fica evidente o quanto os gestores estão preocupados com o cenário nacional, afinal, os números são alarmantes. 

De acordo com o relatório anual da companhia americana Check Point, lançado no ano de 2021 (com panorama de 2020), o índice de ataques cibernéticos alcançou um patamar aterrorizante. 

O estudo que ouviu 1800 empresas, constatou que: 

  • 97% das empresas se depararam com ameaças de malware; 
  • 46% das organizações contaram com ao menos 1 colaborador que tenha baixado algum arquivo malicioso; 
  • 40% dos dispositivos móveis corporativos do mundo estão vulneráveis a ataques cibernéticos.

Quando a locação acontece, é a empresa responsável pela disponibilização dos aparelhos que se torna responsável pela manutenção e a segurança desses equipamentos.

Esse mercado, que funciona do modelo HaaS – Hardware as a Service (Hardware como Serviço), opera por tempo de contrato. Geralmente esses contratos variam entre 6 meses e 1 ano. Por padrão, todos os contratos podem ser renovados.

Como acontece a locação

Para realizar a locação desses equipamentos, é preciso contar com o apoio de uma empresa especializada nesse tipo de serviço. O mais importante, nesse ponto, é conferir a credibilidade do nome perante ao mercado. 

Qualquer empresa pode realizar a locação, seja ela empresa pública ou então privada. 

Motivos para optar pelo aluguel de telefonia móvel

Além do custo/benefício, a empresa que opta pelo aluguel de celulares irá contar também com muita praticidade

Se você precisa hoje de um departamento responsável pela manutenção desses equipamentos, então essa será a primeira mudança, que será observada de forma imediata. 

A praticidade de contar com uma equipe remota, pronta para fornecer suporte em tempo ágil é a principal vantagem na prática do aluguel de telefonia. 

Os maiores benefícios

Para que você entenda de forma simplificada, abaixo você pode identificar quais são os maiores benefícios do aluguel de celulares corporativos: 

  • Suporte técnico especializado para o hardware e software;
  • Dispositivos sempre atualizados;
  • Monitoramento remoto;
  • Seguro contra roubo ou ataques cibernéticos;

A sua outra opção é administrar absolutamente tudo e optar pela compra dos celulares, pelo treinamento do time de suporte e pelas atualizações dos equipamentos. 

Entenda mais sobre o mercado de compra de celulares corporativos logo abaixo.

Compra de celulares corporativos

Optar pela compra dos equipamentos pode sim ter seus benefícios. É por isso que para fazer um balanço justo você pode entender os pontos que justificam a compra, em uma visão equiparada ao aluguel. 

Números da compra de celulares corporativos

Por conta do avanço da pandemia no mundo, as empresas foram obrigadas a atuarem no modelo home office, isso fez com que a necessidade de se utilizar dispositivos móveis disparasse.

Não foram apenas os aluguéis que cresceram, a compra de equipamentos também aumentou, mais especificamente, 17%. Isso mostra que ambos o setor está aquecido e fortalecido.

Como acontece a compra corporativa

A compra de equipamentos corporativos pode acontecer de duas formas, no varejo comum ou então por meio da revenda oficial de uma operadora de telefonia móvel. O que distingue essa escolha é o número de dispositivos necessários para uso. 

Quando o número de equipamentos é grande, então utilizar os serviços de uma revendedora oficial pode ser vantajoso, isso por conta dos pacotes especializados nesse tipo de serviço, que já contam com planos para o uso

Os benefícios

Além de ter um custo de compra definitivo, as empresas que mais podem se beneficiar da compra de celulares corporativos são aquelas que operam em pequena escala, que não demandam muitos colaboradores. 

Nesse caso, pode ser vantajoso optar pela compra, afinal, com poucos equipamentos, já será possível administrar muito bem a demanda e o índice de suporte técnico será bem menor.

Aluguel ou compra: qual é o modelo ideal para a empresa? 

Não é possível dizer com exatidão que há um modelo definitivo que é o melhor para as empresas. Isso depende de muitos fatores, por exemplo, o tamanho da empresa, o número de colaboradores e a frequência da utilização dos aparelhos. 

O que você observou aqui é uma tendência de mercado, a do outsourcing, onde as empresas estão buscando uma alternativa flexível e que se mostra bastante eficiente se analisada na questão de seu custo/benefício. O conteúdo te trouxe clareza a respeito do tema? Então siga atualizado com as principais notícias a respeito desse importante mercado, acompanhe o blog da Navita e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *