iot-internet-das-coisas

Existem diversas tecnologias ganhando espaço e a cada dia se tornando grandes aliadas seja para empresas ou para pessoas físicas, como o IOT.

Estamos na era onde um dos focos principais são tecnologias que agregam valor a saúde e bem-estar com uma união de homem e máquina.

Como muitos acreditam sim a era da Industria 5.0 chegou, uma nova perspectiva sobre como a tecnologia influencia na vida das pessoas.

Então vem entender melhor sobre essa tecnologia revolucionária.

O que é IoT?

A IoT (Internet of Things que conhecemos como Internet das Coisas) que se trata de um sistema que pode transmitir dados sem a interação humana, ou seja, qualquer coisa que pode se comunicar com uma rede de dados, através de um endereço de IP.

Criada por Kevin Ashton que possuía a ideia de que os computadores pudessem captar dados sem que houvesse uma pessoa e com isso fazer diversas atividades.

O que por muitos era considerado uma loucura.

IOT que hoje está em praticamente todos os lugares veio mostrando que sim era possível.

Como funciona a IoT?

Sendo um ecossistema o IoT trabalha através de dispositivos inteligentes que são habilitados para web sendo computadores, sensores, hardware de comunicação que captam os dados e mandam direto para a nuvem que possibilita uma troca e agem como uma rede, ou seja, se comunicando um com o outro.

Um dos grandes aliados do IoT é a Inteligência Artificial e também Machine Learning que tornam o processo de coleta de dados mais fácil e dinâmico.

IoT trabalha em conjunto com algumas tecnologias além das citadas a Inteligência Artificial e Machine Learning como:

  • Nuvem:

    Tendo uma ligação direta já pode pegar os dados da nuvem para melhor entrega

  • Conectividade:

    A partir de diversos protocolos a internet facilita a conexão, tornando fácil a conversa entre nuvem, IoT e diversas inteligências

  • Sensores:

    Trazendo uma forma mais acessível e tecnológica para empresas e pessoas no geral

  • Inteligência Artificial:

    A IoT quando unido a IA torna bem mais atraente a experiência para uso doméstico ou outros;

  • Aprendizado de máquina:

    Dando a possibilidade de captar dados da nuvem e gerando diversos insights de maneira rápida e fácil, embora seja mais avançado que a IoT um pode auxiliar o outro para melhor entrega.

IoT (internet das coisas) industrial, o que é?

IoT industrial se trata do uso dessa tecnologia em industriais, como para utilização de instrumentação e controle de sensores e dispositivos que jogam informações para a nuvem.

Quando a tecnologia começou a crescer um dos setores que buscaram formas de agregar ela nos processos diários, podendo gerar assim melhorias a longo prazo, foi o industrial com isso a comunicação de máquina e máquina, tendo assim uma automatização e controle sem fio dos equipamentos.

Trabalhando junto com IA E Machine Learning, os setores industriais podem ter uma melhor entrega e garantir ainda mais segurança em seus processos.

IoT tem uma forte ligação com a evolução das industrias 4.0 e 5.0, já que transita de forma clara por ambas gerando resultados satisfatórios.

A IoT se torna muito importante pois…

Um dos seus grandes usos é na automação residencial, transplantes como em humanos, animais, pode ser utilizada em cidades, grandes indústrias, setor agrícola e em empresas fornecendo em tempo real o desempenho, custos, logísticas, prestação de serviços, em hospitais para cirurgias, monitoramento e gerando uma grande economia.

Ajudando também em operações que possuem trabalho em longa escala, ou seja, uma empresa consegue tem um maior controle sobre as ações tomadas.

Benefícios para:

  • Agricultura
  • Logística
  • Residência
  • Automobilística
  • Hospitais
  • Cidades
  • Aviação
  • Empresas no geral

IOT para as empresas:

Quando falamos sobre IoT algo que muito se ouve é sobre os impactos positivos, muitas empresas têm como foco trazer a tecnologia cada vez mais diária em seus processos.

Vantagens afinal o que muda se você trouxer a tecnologia IOT para sua empresa?

  • Uma fabricação de forma mais inteligente, ou seja, um processo que anteriormente levava muitos dias e um processo muito demorado com o IoT passa a ser muito mais rápido e demandando menos esforço humano.
  • Melhor entrega Comercial onde tem a melhora de insights já que traz uma melhora no gerenciamento de negócios, as operações conseguem ser mais produtivas.
  • Uma melhor conexão o que melhora a possibilidade de fechamento de negócios em ambiente físico ou digital.
  • Automatização garantindo uma entrega de ponta e intuitiva.

Com IoT você consegue levar a sua empresa para uma nova era, quando falamos de tecnologia é sobre ver o todo, com o IoT a automatização se mostra mais eficaz e garante benefícios de curto e longo prazo.

Desvantagens do IOT:

Assim como existem diversos benefícios a Iot possui algumas desvantagens que é importante você saber, como por exemplo:

  • Privacidade:

    Já que com o avanço da tecnologia os dados de cada usuário acabam ficando disponíveis pela rede, e por se tratar de uma internet que se conecta as coisas acaba sendo mais uma ferramenta para os Hackers roubarem informações.

  • Falha nos protocolos de segurança:

    Os protocolos e precauções tomadas para estas ações ainda não são % efetivos, deixando diversas brechas no sistema.

  • Excesso de confiança:

    Nos dias de hoje onde literalmente tudo encontramos nas redes, o que acreditam tornar as pessoas preguiçosas já que tudo pode ser feito com a IoT.

  • Falta de pesquisas:

    Alguns pesquisadores afirmam que o excesso de informações, ou seja, quando passamos a confiar em excesso nas informações que ficam disponíveis e nem sempre são reais.

  • Crescimento no desemprego:

    Com o crescimento da IoT o desemprego tende a aumentar em áreas especificas já que será ainda mais fácil a utilização de maquinas, sem a necessidade de mão de obra

A IoT pode ser o avanço em diversas áreas e trazer facilidades em diversos temas, mas ainda assim é necessário ter atenção com alguns pontos que vão ter uma melhoria considerável nos próximos anos.

Departamentos que podem se beneficiar da IoT (Internet das Coisas):

Existem diversos setores e departamentos que podem se beneficiar e muito com a IoT, gerando diversas mudanças positivas, uma utilização eficaz no processo de seus negócios, alguns desses:

  • Automobilístico:

    Com a IoT, pode se utilizar da aplicabilidade nas linhas de produção seja de sensores que detectam falhas nos equipamentos, como alerta a veículos em estradas sobre falhas, levando para fabricantes e fornecedores mais aprendizado sobre como utilizar melhor os veículos em estradas e como levar a informação de falhas de modo mais ágil.

  • Varejo:

    Gerando uma melhora no gerenciamento de estoques, garante uma melhor experiencia para o cliente, uma entrega mais eficaz quando falamos sobre cadeia de suprimentos e uma economia nos custos operacionais.

  • Setor Público:

    Levando a possibilidade de levar informações importantes de forma ágil, sobre falta de serviços, mudanças nos serviços prestados no dia a dia, coleta de dados e gerando assim uma entrega mais rápida sobre coisas que antes levaria muito mais tempo.

  • Assistência Medica:

    Com a IoT, é possível levar uma forma de ter os dispositivos hospitalares de modo que os funcionários possam saber exatamente onde fica as salas dos exames, pacientes tenham facilidade em se encontrar no hospital, aparelhos hospitalares com rastreio, utilização de sensores mais eficazes para alterações medicas, auxilio em cirurgias entre diversas outras melhorias.

  • Segurança:

    Podendo garantir uma segurança mais eficaz, para trabalhadores que exercem funções consideradas de alto risco criar uma metodologia onde possam ser avisados de riscos de forma rápida, rastreabilidade, notificação de acidentes, monitoramento do condicionamento físico e alterações significativas.

Não só para esses departamentos e setores, mas a IoT pode trazer benefícios para diversas áreas, por isso a importância de sempre buscar pela modernização e utilização da tecnologia cada vez mais presente no dia a dia, tanto em empresas como em residências.

O que esperar do IoT para os próximos anos?

Um crescimento significativo segundo uma pesquisa feita pela TGT Consult e ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas) o atual cenário indica que temos mais de 27 bilhões de dispositivos conectados e que se conversam no mundo que mostra uma maturidade desta tecnologia aqui no país.

Deixando claro que cada vez mais o IoT entra nas empresas sendo privadas ou até mesmo em governamentais já que é necessária para a transformação digital e permite uma melhor eficiência nas entregas operacionais.

Necessário saber e ter em mente que IoT caminha lado a lado com a nova era e ajuda e vai ajudar ainda mais o mercado de serviço e a entrega eficiente dentro das empresas, quando falamos de amadurecimento, a gestão para tomada de decisões passou a utilizar a IoT como atividade comum em diversas áreas.

Nos deixando em pé de igualdade quando nos referimos e qualidade tecnológica em outros países com um mercado menor podemos gerar assim uma melhor oportunidade de crescimento.

Existem diversas tecnologias que prometem trazer grandes avanços no mercado tanto brasileiro como mundial e quando uma empresa busca por modernidade, se utilizando de métodos seguros e que garantem resultados, ter soluções que auxiliam no processo e garante uma segurança e que seja feito de forma automatizada com os melhores custos é essência.

Conheça as soluções Navita para sua era tecnológica, rápido, pratico, automatizado e tecnológico.

Saiba mais:

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *