EMM – Qual a evolução no gerenciamento de dispositivos móveis?

O que acontece quando uma grande rede varejista tem que atualizar um aplicativo em todos os 6 mil smartphones e tablets que estão em campo? Provavelmente ela usará uma plataforma de EMM. Portanto não há como ignorar o fato de que a mobilidade corporativa tem crescido em importância e continuará assim no futuro próximo. Graças a evolução da tecnologia digital é possível fazer o gerenciamento de um parque de Telecom com um simples clique em um software. Da enfermaria do hospital aos congressos médicos, do centro de distribuição ao lojista do varejo, do executivo aos colaboradores que trabalham em campo, todos se beneficiam do acesso móvel a aplicativos corporativos. Disponível durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde quer que estejam: no escritório, na estrada ou em casa, o acesso é feito usando dispositivos móveis pessoais ou fornecidos pela empresa em uma ampla gama de plataformas. O antigo MDM deu lugar ao EMM A gestão de dispositivos móveis foi avançando na mesma proporção que novas tecnologias foram sendo implementadas nas empresas. O EMM – Enterprise Mobility Management – surgiu para atender às novas necessidades corporativas, para gerenciar não apenas o parque de Telecom como também as aplicações, os ativos de TI e toda a política que envolve esses recursos em uma empresa. Mas nem sempre foi assim. No passado, isso era feito pelo MDM – Mobile Device Management – mas hoje o EMM se tornou o aliado estratégico para a gestão eficiente dos ativos móveis, entregando uma solução que contempla, inclusive, a segurança da informação. O efeito prático dessa evolução é visível quando as empresas comprovam que hoje é praticamente inconcebível que elas tenham sua operação interrompida, por qualquer problema que seja, como ocorria há alguns anos. O futuro no gerenciamento de dispositivos móveis já chegou A revolução móvel está aí, moldando o futuro dos negócios a todo vapor. Onde antes existia apenas recursos para monitorar e proteger os dispositivos conectados, hoje há como fazer um inventário seguro de todos os dispositivos móveis, proteger dados corporativos e do colaborador, oferecer suporte técnico aos dispositivos e usuários, realizar auditoria, rastreamento e gerar relatórios de tudo isso. O EMM se tornou o ponto máximo da evolução no gerenciamento de ativos móveis. Além de possibilitar a gestão de Telecom, ele oferece recursos para gerenciar aplicações, ativos de TI e de toda a política que envolve esses recursos em uma corporação. Conheça as ferramentas mais avançadas para a sua gestão a seguir: Gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) O MDM – Mobile Device Management – fornece inventário, gerenciamento de configuração do sistema operacional, provisionamento e desprovisionamento de dispositivos, remoção, visualização/controle remoto para solução de problemas. Saiba mais sobre o MDM aqui. Gerenciamento de conteúdo (MCM) As ferramentas EMM usam o MCM para gerenciar regras de acesso para distribuição de conteúdo em dispositivos móveis. Podem ser atribuídas políticas, incluindo chaves de criptografia independentes do dispositivo, autenticação, regras de compartilhamento de arquivos e até mesmo a integração com sistemas de gerenciamento e distribuição de terceiros, entre outros recursos. As possibilidades são muitas e incluem desde perfis restritivos a simples controle de funcionalidades. Gerenciamento de aplicativos móveis (MAM) O MAM aplica a funcionalidade de gerenciamento e controle de políticas a aplicativos individuais, que são entregues por meio de uma loja de aplicativos corporativos e são gerenciados localmente em dispositivos por meio do console do EMM. Pode fornecer recursos analíticos para ajudar os administradores e proprietários de aplicativos a entender os padrões de uso, entre outros recursos. Identidade móvel (MI) As ferramentas EMM provêm controle de acesso e garantem que apenas dispositivos e usuários confiáveis acessem aplicativos corporativos ajudando a gerenciar funções e identidade e acesso (IAM), como certificados de usuário e dispositivo, assinatura de código de aplicativo, autenticação e logon único (Single Sign On – SSO). Quer saber mais sobre esse tema? Acesse o nosso material O impacto da evolução na gestão dos dispositivos móveis para sua empresa. Leia também: Saiba mais sobre o EMM para projetos de baixa e média complexidade. O MDM morreu? Veja o que dizem os nossos especialistas.

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Democratizando a gestão de dispositivos móveis na sua empresa

Vivemos a era conectada. A tecnologia transformou os fundamentos do mercado levando as empresas a mudar a direção estratégica e repensar seus modelos operacionais. Em meio aos desafios desses novos tempos, a mobilidade corporativa emergiu como efeito prático desse avanço. Ela mudou nossa forma de trabalhar e se tornou um fator determinante para o sucesso de empresas. Quer ver um exemplo? Hoje é praticamente inconcebível que uma empresa tenha sua operação interrompida, por qualquer problema que seja, como ocorria há alguns anos. O mais provável é que ela tenha um plano de continuidade de negócios pronto para o momento de indisponibilidade dos seus sistemas. Mas e se essa empresa não estiver preparada? Nesse caso, infelizmente, o contrário de estar preparado é prejuízo. E essa é uma realidade que muitos negócios ainda vivem. Pensando justamente nas empresas que ainda não conseguiram encontrar uma solução que atenda aos desafios da mobilidade corporativa em seu negócio, estamos apresentando o Navita Connect EMM – Enterprise Mobility Management. Com ele, estamos democratizando a gestão dos ativos móveis de uma empresa, tornando tudo mais simples, fácil de usar e com um custo bem acessível. O Navita Connect EMM foi desenvolvido com foco na gestão de projetos de pequenas e médias complexidades, assim como para empresas que possuem força de campo (colaboradores externos). A solução atende negócios que precisam gerenciar seus dispositivos móveis, mas que ainda não fazem por algum motivo, como complexidade ou custo. Não estar preparado para a gestão da mobilidade corporativa tem um custo Seremos mais de 1,5 bilhão de pessoas trabalhando fora dos escritórios até 2020, segundo relatório da Frost & Sullivan. Isso mostra a amplitude do volume de dispositivos móveis que estarão conectados e a complexidade técnica que se apresenta às empresas que vão precisar gerenciar isso com eficiência. Listamos abaixo as principais necessidades e dificuldades do mercado quando o assunto é gestão: Garantir a continuidade do negócio As empresas precisam de soluções que automatizem seus processos, mantendo ativas as operações ainda que sejam afetadas por eventos negativos. O plano de continuidade deve contemplar o processo para que a organização continue funcionando com eficiência durante um problema. Segurança da informação Controlar a perda de dados, roubo, desligamento de funcionários ou outros incidentes, adicionando controles para criptografia de dados, direitos de acesso a dados, dispositivos compartilhados, encapsulamento e contenção de aplicativos e bloqueio de dispositivos. Possibilitar agilidade na tomada de decisão Gestores precisam tomar decisões operacionais e estratégicas com rapidez. Nesse sentido a tecnologia precisa possibilitar ações decisivas para que a empresa obtenha vantagem estratégica em um mercado competitivo. Controle de uso Envolve fatores como a ética e a segurança das informações. Por isso, ele deve ser feito de forma correta para não infringir os direitos dos profissionais nem os da companhia. É essencial implementar políticas de utilização dos dispositivos. Elas podem incluir, entre outros, medidas restritivas e de incentivo, que levem em conta cada perfil de uso. Promover e facilitar a transformação digital Soluções digitais existem para solucionar questões complexas com bem menos esforço. Por isso, modelos de negócio estão emergindo e impulsionando empresas para uma nova economia focada na inovação em massa. Quer saber como podemos ajudá-lo a avançar na gestão dos seus ativos móveis, obtendo vantagem estratégica e tomada de ações decisivas em sua empresa? Clique aqui e conheça mais sobre o Navita Connect EMM – Enterprise Mobility Management.

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Infraestrutura de TI: Sua empresa gerencia dispositivos móveis?

O número de celulares em uso já ultrapassa o de habitantes no país. E um dos reflexos desse cenário é o crescimento vertiginoso da comunicação móvel nas empresas. Essa nova realidade, chamada de mobilidade corporativa, mudou a maneira de trabalhar e se tornou estratégica para o sucesso de qualquer negócio, estimulando a inovação e também a competitividade no mercado de infraestrutura de TI. Investir em comunicação móvel passou a ser um fator primordial para o aumento da produtividade e redução de custos nas empresas. Por outro lado, essa mudança trouxe questões novas para a gestão de TI como a segurança das informações corporativas agora acessadas em qualquer lugar. O impacto dessa transformação continua trazendo desafios para os negócios, passando pela rapidez com que surgem as novas tecnologias como pelas soluções que possam atender aos mais diversos cenários e complexidades de cada empresa. Empresas que já se prepararam para a mobilidade estão elevando seus resultados a níveis cada vez maiores. Pensando nisso, elaboramos um check list com boas práticas de mercado em mobilidade corporativa, para que você, gestor, possa saber como implementar processos mais eficientes e minimizar grandes riscos. Confira abaixo: Índice1 1) Sua empresa faz a Gestão de Ativos de Software?2 2) Sua empresa faz a Gestão de Licenças de Software?3 3) Sua empresa Gerencia seus Dispositivos?4 4) Sua empresa faz a Segurança da Informação? 1) Sua empresa faz a Gestão de Ativos de Software? A forma com que a empresa gerencia os seus ativos de TI, ou seja, todos os sistemas e programas que suportam os dispositivos e os processos envolvidos é das questões mais complexas de um projeto de mobilidade corporativa. A gestão de ativos de softwares fará com que falhas e riscos sejam identificados previamente e medidas protetivas sejam tomadas. 2) Sua empresa faz a Gestão de Licenças de Software? A licença de um software define limites de uso de determinados programas pelo usuário final. Existem diferentes modelos de licenças disponíveis e cada um possui suas particularidades. As licenças servem para traçar o suporte ao usuário, tratar das políticas de atualização e da lista de serviços prestados. O risco de usar softwares não licenciados na empresa é alto: uma das consequências é deixar os dados do usuário vulneráveis. 3) Sua empresa Gerencia seus Dispositivos? O Navita Connect é um software que pode ser utilizado pelas empresas para que haja um controle adequado do uso de smartphones e tablets dos colaboradores nas dependências da empresa ou em horário de trabalho. Por meio dele, as empresas podem fazer o controle de acesso nos aparelhos, facilitando o gerenciamento dos aplicativos empresariais nos dispositivos de seus colaboradores. 4) Sua empresa faz a Segurança da Informação? A segurança é considerada um dos pontos de mais críticos da mobilidade corporativa. É fundamental investir na proteção de informações para que a empresa não corra risco de vazamento de dados, perdas financeiras ou ter os equipamentos invadidos por vírus e programas malware, por exemplo. Adote um bom sistema de gerenciamento da Mobilidade Corporativa (EMM – Enterprise Mobility Management, em inglês) que para tornar a criptografia obrigatória para todos os aparelhos, autorizar ou proibir redes, distribuir credenciais de acesso, bloquear ou limpar dispositivos remotamente, distribuir ou apagar aplicativos, forçar a atualização do sistema operacional, entre muitas outras coisas. Esse artigo foi útil para você? A Navita, empresa especializada em mobilidade corporativa e gestão de custos de TI com mais de 16 anos de mercado, pode ajudar a sua empresa na implementação de soluções desse tipo.

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Cloud Computing: veja como ela contribui para a redução de custos nas empresas!

Quando falamos em cloud computing, estamos nos referindo a uma tecnologia que proporciona a redução de custos nas empresas. Esse método é cada vez mais utilizado pelas empresas de diversos segmentos, muito por conta dos benefícios que proporciona. Ao longo deste post, você entenderá o que é a cloud computing e qual é a sua importância para as empresas. Além disso, saberá como esse método contribui para a redução de gastos e conhecerá as formas de realizar, de fato, essa redução. Acompanhe! Índice1 O que é cloud computing e qual é sua importância para as empresas?2 Como essa tecnologia contribui para a redução de custos nas empresas?3 Como a cloud reduz os gastos em TI? O que é cloud computing e qual é sua importância para as empresas? Cloud computing — ou computação em nuvem — é um modelo de provimentos de infraestrutura. Antes de seu surgimento, toda a infraestrutura de TI de uma empresa era local, ou seja, havia servidores próximos. Assim, era necessário trabalhar apenas com os computadores dentro do escritório, pois não havia estrutura para mobilidade. Assim, a tecnologia cloud significa que, em vez de comprar um servidor e mantê-lo dentro de um escritório, contrata-se um serviço para que ele fique sob a responsabilidade de uma equipe especializada, tornando o acesso remoto. A computação em nuvem, portanto, parte de modelos que antigamente eram custosos e complicados e que dependiam muito do tempo de manutenção. Atualmente, isso tudo está otimizado para que se possa ter melhores recursos de manutenção, acesso aos sistemas em qualquer tempo e local e uma constante redução de custos. Como essa tecnologia contribui para a redução de custos nas empresas? De modo geral, a tecnologia cloud contribui para a redução de custos nas empresas por conta da diminuição das estruturas robustas de TI. Antigamente, era comum que os grandes bancos precisassem de uma grande estrutura centralizada para poder atender às suas demandas. Além disso, fazer com que elas conversassem era um problema, sendo necessário investir muito para isso. Hoje em dia, o Itaú, por exemplo, tem um único data center na cidade de Jaguariúna. Antigamente, o banco necessitava de um equipamento em cada estado ou região em que atua. A seguir, explicaremos outros benefícios que contribuem para que a cloud computing otimize os custos nas empresas. Veja! Escalabilidade dos sistemas Os sistemas de cloud são escaláveis. Isso quer dizer que eles podem ser ampliados de acordo com a necessidade de cada empresa, o que se torna uma grande vantagem competitiva para a organização. Além disso, para uma empresa, manter computadores é mais caro do que contratar ou montar um serviço que seja escalável. Imagine que você tenha uma empresa com 5 filiais e que é necessário montar uma equipe para que em cada uma das unidades haja vigilância dos sistemas 24 horas por dia. Isso causaria muito custo para a organização. Com a cloud computing, essa estrutura já não é mais necessária. Mobilidade operacional A computação em nuvem gera mobilidade operacional para as empresas. Isso quer dizer que as atividades não precisam ser realizadas no espaço físico da organização, mas sim em qualquer local. Se um gestor estiver em uma viagem de negócios e precisar acessar o sistema operacional da empresa no hotel em que está hospedado, por exemplo, isso poderá ser feito de forma simples. Basta que o profissional tenha um usuário e uma senha para que consiga verificar tudo o que está se passando no seu negócio. Elasticidade da TI A elasticidade é a capacidade de aumentar ou diminuir um serviço. Esse é um dos principais benefícios da cloud computing. Se uma empresa possui um data center com uma quantidade X de espaço e atinge essa limitação, terá que comprar mais um equipamento para dar conta de sua demanda. Na computação em nuvem isso não acontece, pois se trata de um recurso que tem elasticidade. Basta a empresa solicitar ao prestador de serviço que aumente o espaço — e isso poderá ser feito de forma prática e rápida. Segurança da informação A cloud computing também proporciona uma melhor segurança da informação para os usuários. Existem vários itens que precisam ser levados em consideração nesse sentido, mas, de modo geral, a computação em nuvem protege os dados da empresa. O Brasil aprovou recentemente uma lei que entrará em vigor em fevereiro do ano de 2020. De acordo com a nova legislação, as empresas precisarão mapear os dados pessoais dos clientes em nuvem. Contar com a cloud, portanto, será ainda mais necessário. Todas as empresas necessitam, portanto, passar por auditorias, obter certificações e verificar o uso de protocolos criptografados para garantir a segurança dos dados armazenados em sua nuvem. Saiba mais se sua empresa está preparada para migrar para nuvem aqui. Como a cloud reduz os gastos em TI? Quando falamos em gastos de TI, é preciso levar em consideração a questão da manutenção da tecnologia. Deve-se incluir os custos com telecomunicações, provedores, internet de alta velocidade etc. Além disso, também há custos com a contratação de pessoas, com as licenças de software, entre outros. Todos esses custos são inerentes às atividades que envolvem a tecnologia, porém existem outros, como o suporte e a manutenção. Ao optar pela cloud computing, há um ganho em escala que possibilita otimizar os gastos. Se antigamente uma unidade da empresa precisava ter quatro funcionários para trabalhar com tecnologia, hoje podem ser contratados quatro profissionais para 20 empresas. Isso se justifica porque não são todos os servidores que são atualizados simultaneamente, não gerando tempo ocioso. Quando se adota uma estrutura em nuvem e se utiliza meios tecnológicos para isso, enquanto é feita a manutenção durante o dia, outro processamento para outra máquina pode ser direcionado. Dessa forma, há um retorno inclusive com a diminuição da manutenção. Hoje em dia, existem sistemas de cloud computing que proporcionam duas atuações bem definidas: gestão de mobilidade de dispositivos móveis e de custos de TI. Juntas, elas proporcionam uma experiência única para as empresas que acarretará uma redução de custos significativa. Agora

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Enterprise mobility management: conheça o Conect EMM da Navita!

O Connect EMM (Enterprise Mobility Management) pode ser definido como um sistema de gestão de recursos e dispositivos móveis corporativos. Ele envolve não apenas a gestão de hardwares, mas também gerencia os aplicativos e as informações acessadas. Existe, portanto, uma diferença entre EMM e MDM (Mobile Device Management). No caso do MDM, estamos falando apenas do controle do dispositivo em si, de modo que o outro sistema é muito mais completo. Neste post, vamos trazer informações relevantes sobre o Connect EMM da Navita. Siga conosco e fique bem informado! Índice1 Quais são os diferenciais do Connect EMM no mercado?2 Quais as principais funcionalidades do software?3 Quais as vantagens do seu uso? Quais são os diferenciais do Connect EMM no mercado? O Connect EMM tem o objetivo de fazer com que se trabalhe melhor com os dispositivos móveis, ganhando em produtividade e acessibilidade. Alguns dos principais diferenciais do sistema são os a seguir relacionados. Atualização remota Com o Enterprise Mobility Management da Navita é possível fazer atualizações dos aplicativos de forma remota, o que garante que não exista a indisponibilidade na atividade ou descontinuidade no negócio. Também é possível disponibilizar conteúdos remotamente. Nesse caso, os usuários dos dispositivos móveis veem no dispositivo uma nova tabela de preço ou algum projeto que seja trabalhado em conjunto de forma automatizada, por exemplo. Controle das configurações do dispositivo O Connect EMM também tem a disponibilização e o controle das configurações do dispositivo remotamente. Assim, pode-se bloquear ou liberar uma funcionalidade, dependendo de cada caso. Tudo isso é feito de maneira que o usuário não seja incomodado. Dessa forma, o usuário não deverá receber uma ligação e seguir instruções para que atualize os aplicativos dos funcionários da empresa, por exemplo. Tudo é feito de forma remota pelo sistema. Plataforma simples Ser uma plataforma simples de entender e fácil de usar é o objetivo do Connect EMM. Trata-se de um sistema para projetos de pequena e média complexidade. Porém, para empresas maiores, podem ser desenvolvidas soluções exclusivas. É importante destacar que o Connect EMM atende a pequenas e médias complexidades, de modo que todos podem ter controle e são bem-vindos para utilizar o sistema. Quais as principais funcionalidades do software? São diversas as funcionalidades do Connect EMM da Navita. Listamos as principais delas para que você tenha conhecimento. Veja! Recolhimento de informações do inventário O EMM da Navita tem uma rede instalada em um dispositivo, que leva informações como a marca, o modelo, o código do aparelho, o sistema operacional, a memória disponível, entre outras. Tudo isso é recolhido e disponibilizado na forma de relatórios, para que as atividades possam ser desenvolvidas com estratégia e com base em indicadores adequados e atualizados. Imagine a seguinte situação: uma rede de supermercados utiliza tablets para consultar o CPF, verificar informações do cliente e tirar fotos para criar um cartão de fidelidade. Se o dispositivo não for adequado, não funcionará da maneira correta. Tendo um inventário em mãos, o gestor saberá que aparelhos deverão ser substituídos nas empresas. Instalação, desinstalação e atualização de aplicativos de forma remota A plataforma EMM da Navita também permite que os dispositivos recebam aplicativos de forma remota. É possibilitada ainda a desinstalação e a atualização dos apps, para garantir a qualidade dos serviços prestados. Pense agora em uma empresa de logística que tenha os funcionários espalhados pelo campo. Nesse caso, são utilizados mais de 2500 iPads para os colaboradores. No dispositivo há todos os aplicativos necessários para o exercício das funções dos funcionários. Se um aplicativo não funcionar ou não estiver atualizado, não haverá um dia de trabalho. Por meio do EMM é possível atualizar todos os equipamentos de forma remota. Assim, se garante que todos os funcionários tenham sempre a versão mais recente de um app em seus dispositivos, por exemplo. Recolhimento de localização, limpeza e bloqueio dos dispositivos O sistema também permite a localização dos dispositivos, o que é útil em casos de roubo ou perda de um equipamento. No caso do supermercado que citamos como exemplo, vamos supor que foi criado um cartão de fidelidade para um cliente por meio de um tablet. Se esse tablet, que contém dados confidenciais do cliente, for roubado, o gestor do supermercado poderá excluir as informações de forma remota. Assim, quem roubou o equipamento não poderá acessar os dados sigilosos. Além disso tudo, também pode ser feito o bloqueio dos dispositivos, para que ele não possa mais ser utilizado, nesses casos. Aplicação de restrições O Connect EMM também pode restringir o acesso dos colaboradores a determinados recursos dos aplicativos. Essa prática é interessante quando se pratica o BYOD, por exemplo. Nesse caso, os usuários podem ter acesso proibido às redes sociais em horário de trabalho. É possível ainda fazer a separação de atividades profissionais e pessoais nos smartphones, sem que haja uma mistura entre os dois universos. Quais as vantagens do seu uso? Existem duas grandes vantagens do uso do Connect EMM para as empresas. A primeira delas é o uso da solução para ganhos na força de campo. Nesse caso, se os funcionários da empresa realizam trabalho externo para as suas atividades, como um entregador de pizza, por exemplo, deve-se garantir o seu funcionamento de forma integral. A outra grande vantagem diz respeito à segurança da informação. As pessoas usam os celulares para tudo nos dias de hoje e são necessários cuidados para que informações pessoais não se misturem com as de trabalho. Fazer a separação também é uma função do Connect EMM. De maneira resumida, na força de campo temos a produtividade, o gerenciamento dos dispositivos e o controle. Já no mundo corporativo de forma geral, temos ganhos com a segurança da informação, garantindo o direito de o usuário saber o que está sendo coletado. Como você pode perceber o Enterprise Mobility Management traz diversos benefícios para as organizações. A boa notícia é que a sua implementação é muito prática. Basta que se instale um agente no dispositivo do usuário e a Navita libera para você um login e senha. Por meio

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Gestão de produtividade: saiba como ter uma equipe mais eficiente!

Ter uma equipe mais produtiva é um desejo de todos os gestores de equipes nas empresas. Porém, para que isso ocorra, o gestor precisa ser estratégico e desenvolver nos colaboradores um espírito que faça com que eles se sintam entusiasmados em realizar as suas atividades de trabalho na empresa. Mas como fazer uma gestão de produtividade eficiente? Que tarefas devem ser feitas para isso? E por que desenvolver ações desse tipo é tão importante? Responderemos a essas questões nos tópicos a seguir! Índice1 O que é a gestão de produtividade?2 Qual é a importância de trabalhar a gestão de produtividade na equipe?3 Como desenvolver a gestão de produtividade na empresa?4 Ofereça oportunidades de desenvolvimento5 Reduza as tarefas desnecessárias6 Automatize tarefas O que é a gestão de produtividade? A gestão de produtividade pode ser definida como um conjunto de táticas que os líderes das empresas desenvolvem para que os seus colaboradores se sintam mais motivados e engajados com o trabalho. A ideia é que as pessoas compreendam a importância do seu trabalho na empresa e o executem de forma otimizada, produzindo mais e gerando mais lucros não só para a organização, mas também para eles. Afinal, se a empresa vai bem, pode pagar salários maiores para a sua equipe. Qual é a importância de trabalhar a gestão de produtividade na equipe? Os gestores precisam entender que, sem produtividade e eficiência nos processos, as organizações não são bem-sucedidas no mercado e podem até mesmo deixar de sobreviver. Gareth Morgan, no livro “Imagens da Organização” faz uma analogia entre empresas e organismos vivos. Para ele, assim como os seres vivos nascem, crescem, se desenvolvem e morrem, o mesmo ocorre com as empresas. Porém, assim como uma pessoa tem uma vida mais longa quando adota uma rotina saudável, com uma boa alimentação e praticando exercícios físicos, o mesmo ocorre com as empresas. A gestão da produtividade, portanto, contribui para que a empresa mantenha-se em crescimento e desenvolvimento, deixando cada vez mais distante o seu término ou “morte”. Como desenvolver a gestão de produtividade na empresa? Para desenvolver a gestão de produtividade, existem algumas boas práticas que podem ser colocadas em ação nas empresas. Elas devem ser estimuladas pelos líderes e praticadas por todos na empresa. Confira! Estabeleça metas As empresas precisam estabelecer metas e premiar os colaboradores quando elas forem atingidas. Essa é uma boa técnica para motivar os funcionários a produzirem mais e desafiarem a si mesmos. As metas, no entanto, precisam ser plausíveis e com base em métricas anteriores. Isso não quer dizer que elas devem ser fáceis! Porém, não é recomendado criar objetivos impossíveis de serem atingidos. Se isso acontecer, os colaboradores podem se sentir enganados e a estratégia ter efeito contrário. Ou seja, a produtividade diminuir em vez de aumentar. Forneça ferramentas e infraestrutura adequadas Mesmo que o seu time seja muito eficiente, ele precisa ter as ferramentas adequadas para desenvolver as suas atividades. Pouco adianta ter uma equipe muito engajada e não ter bons softwares de gestão na empresa, por exemplo. Na área de TI isso é ainda mais acentuado, uma vez que se trata de um setor em que as inovações são constantes e que novidades surgem a todo instante. Por isso, é preciso estar sempre de olho nas tendências tecnológicas e fornecer as melhores ferramentas e uma infraestrutura adequada para que os colaboradores desenvolvam as suas atividades. Realize reuniões regulares Também é importante que o gestor faça reuniões regulares com os seus funcionários. Esses encontros devem acontecer pelo menos uma vez por semana, para que sejam tratados assuntos relacionados aos trabalhos que foram realizados no período e o que deverá ser feito a seguir. Nessas reuniões é importante reservar um espaço para que os colaboradores possam se manifestar. É necessário, também, aproveitar o espaço para dar feedbacks para as demandas levantadas pelos colaboradores. Afaste as distrações O gestor precisa estar empenhado em desenvolver um ambiente de trabalho saudável e livre de distrações. Em reuniões, por exemplo, os mensageiros instantâneos podem ser desligados para evitar que elas demorem mais do que realmente precisam. O mesmo vale para as ligações telefônicas, que podem deixar de ser repassadas pelas secretárias quando o gestor está em reunião ou se um trabalho muito importante está sendo realizado pela equipe. Ofereça oportunidades de desenvolvimento É necessário que as empresas que querem crescer ofereçam oportunidades de desenvolvimento aos colaboradores. Isso se justifica porque, assim como os diretores desejam que a organização cresça, os funcionários também têm as suas ambições. O ideal é que se tenha na empresa uma política clara de cargos e salários, para que todos saibam as habilidades que devem ser desenvolvidas e o que precisa ser feito para que cresçam profissionalmente. Isso fará com que as equipes se sintam mais engajadas e produtivas. Reduza as tarefas desnecessárias Você já parou para pensar que muitas atividades burocráticas que são realizadas nas empresas podem ser desnecessárias? As aprovações e grandes reuniões para decidir por desenvolver ou não um projeto são um exemplo disso. Em muitos casos, se o funcionário tivesse mais autonomia, uma grande parte das etapas dos projetos poderiam ser puladas e a empresa seria mais produtiva. Pense nisso e veja se não é interessante dar mais liberdade para que os colaboradores tomem pequenas decisões sozinhos. Automatize tarefas Assim como algumas tarefas desnecessárias podem deixar de ser feitas, outras podem ser automatizadas para que se realizem com mais rapidez. Imagine que você precisa fazer um inventário completo das linhas telefônicas da empresa, por exemplo. Nesse caso, se fosse analisar todas as faturas dos telefones da empresa de forma manual, perderia muito tempo. Porém, pode-se automatizar essa atividade com o uso de softwares. Esse é apenas um exemplo e inúmeras outras atividades podem ser automatizadas com o auxílio da tecnologia, por meio de softwares e aplicativos que facilitam o dia a dia empresarial. Ter uma gestão de produtividade adequada, como você pode perceber, é demasiadamente importante para as empresas. Por isso, coloque as nossas dicas em prática e tenha uma equipe muito

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Faça do smartphone um aliado, e não um inimigo de seus filhos

Um aplicativo de controle parental pode ser baixado no dispositivo do seu filho, seja no computador, no smartphone ou tablet. Ele fornecerá acesso remoto ao dispositivo, permitindo controle, bloqueio ou gerenciamento de determinados recursos que ajudam zelar pela segurança e o bem-estar da criança no ambiente virtual. Suas funções variam de acordo com o aplicativo que você escolher utilizar, no entanto, há uma variedade de recursos principais que eles fornecem. Dentre eles, é possível configurar cronômetros personalizados que podem limitar horários para o acesso de certos aplicativos, criar cercas de localização (geofencing) configurando grades para que um alerta seja enviado caso a criança monitorada entre em determinado espaço, configurar permissões para o download de aplicativos e outras funcionalidades interessantes. Em entrevista ao Gizmodo, a autora sênior Pamela Wisniewski, professora assistente de engenharia e ciências da computação da Universidade da Flórida Central, comentou que “os pais não deveriam tratar estes aplicativos de controle parental como uma varinha de condão que irá manter seus adolescentes a salvo online”. Apesar da relevância destes recursos, se o uso destes aplicativos não for associado a um contato próximo e ao diálogo, eles podem provocar afastamento entre os familiares, uma vez que o filho pode se sentir “controlado” e vítima de desconfiança, o que não é a intenção do monitoramento inteligente. Se o controle e monitoração remota de dispositivos pode trazer benefícios para sua família, isto também se estende ao meio corporativo. Respeitando a privacidade e a função exercida por cada colaborador, é possível aplicar um conceito parecido com o intuito de impulsionar a produtividade e evitar custos desnecessários com a mobilidade corporativa. A Navita, empresa especializada em mobilidade corporativa e gestão de custos de TI com mais de 16 anos de mercado, pode ajudar na implementação de soluções deste tipo.

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Guia completo para conduzir e-mail corporativo de forma segura

Hoje em dia, o e-mail corporativo é uma das principais formas de comunicação utilizadas pelas empresas para resolução de negócios e compartilhamento de informações importantes com os públicos interno e externo. Diante disso, embora a internet tenha se tornado um ambiente propício para as trocas comunicacionais e seja relativamente segura, é importante ter em mente que os riscos não são nulos. É por isso que devem ser tomadas medidas preventivas para que tais perigos não sejam negligenciados e se tornem um problema para as empresas. Para orientar você sobre como conduzir melhor esses cuidados na sua empresa, desenvolvemos este post. Nosso objetivo é que ele sirva como um guia completo para conduzir o e-mail corporativo de forma segura. Para isso, vamos abordar temáticas como as maiores ameaças de um e-mail corporativo, backup, cuidados que devem ser tomados, criptografia e malefícios que a falta das devidas precauções traz para as empresas. Acompanhe tudo isso nos tópicos a seguir! Índice1 Quais são as maiores ameaças de e-mail corporativo?2 Como o backup pode auxiliar na segurança?3 Quais os principais cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança desses e-mails?4 Como otimizar a segurança do e-mail corporativo?5 A criptografia é necessária? Por quê?6 Como a falta de segurança nos e-mails corporativos pode prejudicar a empresa? Quais são as maiores ameaças de e-mail corporativo? Os e-mails corporativos apresentam diversas ameaças para as empresas, sendo necessário se cercar de cuidados para evitá-los. De acordo com dados da empresa de segurança Trend Micro, divulgados no portal UOL, o Brasil está entre os 5 países mais afetados com ameaças de e-mail empresarial. Além dos nosso país, fazem parte dessa lista os Estados Unidos, o Reino Unido, Hong Kong e o Japão. A seguir, listamos as principais ameaças enfrentadas pelas empresas quando não são tomados os devidos cuidados com os e-mails corporativos. Confira! Segurança das informações Um estudo realizado pelo Instituto Ponemon e divulgado em uma matéria feira pelo portal Computer World revelou que 62% dos funcionários das empresas têm acesso a mais dados do que o necessário para realização do seu trabalho nos e-mails da empresa. Isso não é necessariamente um problema, caso você confie nos funcionários da sua empresa. Porém, é algo que foge do controle quando falamos em uma organização com muitos colaboradores, uma vez que algum deles pode agir de má-fé e vazar informações sigilosas. É por isso que devem ser tomadas medidas preventivas, como a criação de listas personalizadas, para que cada colaborador receba apenas as informações que são realmente necessárias para a realização do seu trabalho. Engenharia social A engenharia social é um golpe em que indivíduos mal-intencionados fazem o uso da persuasão e se aproveitam da ingenuidade ou confiança das pessoas para obtenção de informações sigilosas. Essa prática era muito comum em ligações telefônicas, quando alguém ligava para a empresa se passando pelo gerente do banco e solicitava dados financeiros para aplicar golpes na organização, por exemplo. Atualmente, a engenharia social ocorre quase sempre por e-mail, quando hackers fraudam e-mails de outras pessoas e enviam mensagens se passando por elas. Utilizando o mesmo exemplo do gerente do banco, alguém pode enviar um e-mail dizendo que é essa pessoa e que há um problema no Internet Banking e que, para corrigi-lo, deve-se clicar em um link. Ao realizar o procedimento indicado, o colaborador da empresa não estará corrigindo um erro do sistema bancário online, mas sim instalando um vírus no computador, que dê acesso a todos os dados armazenados nas máquinas da empresa, a título de exemplo. Esses casos citados são apenas alguns exemplos de engenharia social. A prática é muito comum e é preciso estar atento e desconfiar de situações similares às descritas. Phishing O phishig é um golpe bem parecido com a engenharia social. Ele também acontece quando e-mails maliciosos são enviados para as empresas, com o objetivo de instalar programas que roubem os dados delas. Os criminosos que praticam o phishing nem sempre têm o objetivo de roubar apenas valores em dinheiro da empresa, invadindo sistemas bancários, afinal, também têm interesse em informações sigilosas. Um concorrente com poucos princípios éticos pode contratar um hacker para praticar o phishing contra a sua empresa e roubar dados do protótipo de um novo produto que a organização pretende lançar, por exemplo. Além de os computadores da empresa contarem com bons antivírus, é importante que haja uma conscientização nos funcionários, para que eles aprendam a identificar e não cair nesse tipo de golpe. Roubos de dados por meio de dispositivos móveis É bastante comum na atualidade que algumas empresas adotem práticas como o BYOD, em que os colaboradores utilizam seus próprios equipamentos para realização dos trabalhos da empresa. Nesse caso, em vez de celulares corporativos, os colaboradores utilizam os seus próprios smartphones para terem acesso aos e-mails corporativos. Apesar de isso parecer vantajoso em um primeiro momento, pode causar problemas sérios. Isso porque a empresa não tem controle sobre o que o funcionário faz com os seus dispositivos nos momentos de folga. De tal modo, se o dispositivo de um funcionário for contaminado com um vírus, por exemplo, os dados da empresa que estão no e-mail corporativo podem ser acessados. É por isso que alguns cuidados devem ser tomados, como uso de um gerenciador de dispositivos móveis. Assim, é possível controlar o uso de aplicativos, para que aqueles relacionados à empresa funcionem apenas na rede local utilizada pela organização, por exemplo. Como o backup pode auxiliar na segurança? Entre os diversos meios que podem ser utilizados para aumentar a segurança dos e-mails corporativos, está o backup. Essa prática é recomendada para os casos em que há imprevistos, como a perda total das mensagens, que podem ocorrer em exclusões por engano ou formatação das máquinas em que o aplicativo de e-mails está instalado. Apesar de não ser recomendado que informações importantes sejam guardadas no e-mail, muitas vezes, isso acaba acontecendo, por conta de os colaboradores esquecerem de salvar anexos em outros locais. É por isso que ter um backup completo dos e-mails é muito relevante para que dados e arquivos perdidos possam ser recuperados. O

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Conheça os 3 indicadores de TI que você deve acompanhar

Assim como acontece com outras áreas da empresa, acompanhar métricas também é importante para o setor de tecnologia. Sendo assim, ter conhecimentos sobre os indicadores de TI é essencial para os gestores dessa área. Os indicadores, como o próprio nome sugere, servem para indicar a realidade de uma empresa em vários segmentos. Eles geralmente são numéricos e devem ser mensurados constantemente pelos líderes de setor. Neste post, vamos explicar melhor o que são indicadores de desempenho, qual é a sua importância para a área de TI e quais são os principais índices que devem ser acompanhados nesse setor. Acompanhe! Índice1 O que são indicadores de desempenho?2 Qual a importância de monitorar o desempenho do setor de TI?3 Com que frequência deve ser feito o monitoramento dos indicadores de TI?4 Quais são os principais indicadores de TI para monitoramento de dispositivos móveis? O que são indicadores de desempenho? Os indicadores de desempenho também podem ser conhecidos como KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicator. Tratam-se de índices que representam, em números, o desempenho em uma determinada estratégia, tendo sempre como objetivo a excelência do serviço prestado. Existem KPIs específicos para praticamente todas as áreas de uma empresa, como o marketing, os recursos humanos, a contabilidade, o administrativo, entre outras. No setor de TI não é diferente e há indicadores de desempenho exclusivos, que servem para avaliar os trabalhos realizados e que envolvem a tecnologia. Como a TI é uma área bastante ampla, que envolve os recursos de informática e Telecom, há ramificações dentro do próprio setor. Desse modo, existem indicadores que são exclusivos para o monitoramento de dispositivos móveis e outros que são mais gerais para todo o departamento, por exemplo. Qual a importância de monitorar o desempenho do setor de TI? Monitorar o desempenho do setor de TI é importante para que os objetivos da área sejam cumpridos. Assim, é preciso verificar qual é o papel da área de TI na empresa e como ela pode atuar para que se torne mais estratégica. A partir disso, se definem métricas que possam indicar a evolução dos trabalhos na área. Caso um indicador demonstre que algo não está ocorrendo como o esperado, podem ser tomadas medidas estratégicas para corrigir possíveis problemas. O uso de dispositivos móveis é um exemplo do que precisa ser monitorado no setor de TI, tendo em vista que boa parte das comunicações e atividades, atualmente, é feita por meio desse tipo de equipamento. Cabe destacar que mostrar índices numéricos em reuniões com a alta cúpula administrativa da empresa também ajuda a demonstrar como o setor de TI é relevante, podendo até mesmo se conquistar mais investimentos por conta disso. Com que frequência deve ser feito o monitoramento dos indicadores de TI? Geralmente, os indicadores são acompanhados em reuniões semanais ou quinzenais com as pessoas envolvidas nos processos que estão sendo discutidos. Isso, porém, não é uma regra fixa e alguns indicadores podem ser analisados mensalmente ou anualmente, quando se deseja estudar a evolução que uma organização teve em um período mais longo, por exemplo. Nas reuniões em que são avaliados os KPIs, além de verificar o alcance aos seus objetivos, também é importante que seja feito um planejamento estratégico, traçando ações que possam ser executadas para que os resultados sejam cada vez melhores. Quais são os principais indicadores de TI para monitoramento de dispositivos móveis? Conforme destacamos, monitorar os indicadores de TI exclusivos para dispositivos móveis é bastante relevante para a tomada de decisões estratégicas. É necessário, ainda, que os indicadores sejam objetivos e mensuráveis. Eles precisam ser verificados constantemente e devem ter um valor agregado para as empresas. Veja quais são os principais deles. 1. Evolução dos gastos A evolução dos gastos é um indicador que demonstra o valor que foi investido mensalmente com dispositivos móveis. A esse valor se incluem os custos com a compra de novos equipamentos, manutenção e as faturas com o consumo do mês. A ideia é que se observe atentamente se os gastos seguem dentro do parâmetro considerado como ideal pela empresa ou se sobem muito repentinamente. Se em um determinado mês os gastos com ligações telefônicas forem muito mais altos do que nos demais, por exemplo, o responsável pela TI deve verificar o que ocorreu. Se esse consumo acima da média continuar acontecendo nos meses seguintes, esse indicador pode estar demonstrando que é o momento de rever contratos com as operadoras ou então adotar novas políticas de uso dos celulares corporativos, proibindo possíveis ligações pessoais feitas pelos funcionários, por exemplo. 2. Atualização do inventário O inventário de TI deve ser feito cotidianamente na empresa e trata-se de uma lista detalhada com todos os equipamentos tecnológicos que uma empresa possui e utiliza em seu dia a dia. Desse modo, a atualização do inventário também é um KPI importante e que deve ser sempre monitorado pelo gestor da área. No caso de se desejar acompanhar somente os dispositivos móveis, é possível fazer um inventário exclusivo para isso. No inventário, é possível detalhar quais são os dispositivos cadastrados e quais não estão registrados, bem como as operadoras a que eles estão vinculados. Isso é relevante, até mesmo, para fins comparativos, para escolher o melhor prestador de serviços. Se o gestor de TI observar que os custos das faturas de celulares da operadora X são mais baixos do que os planos similares da operadora Y, por exemplo, pode, aos poucos, fazer uma completa migração dos dispositivos para uma única prestadora. 3. Resultado de contestação O resultado de contestação deve ser mensurado em forma de gráficos e apresentar índices como a soma dos valores contestados, a soma dos valores aceitos, a soma dos valores aceitos restituídos e os valores pendentes. Deve-se sempre levar em consideração todos os dispositivos móveis operantes e que foram listados na execução do inventário de TI. Agora que você já entende um pouco mais sobre indicadores de TI, sobretudo no que se refere a dispositivos móveis, não deixe de levar em consideração o que aprendeu. Afinal, acompanhar métricas e medir

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Navita Beer Experience transforma clientes em amigos

A Navita conseguiu resolver uma demanda de seus clientes de forma inusitada. Com frequência, os clientes da empresa pediam para que fossem apresentados ou conectados com outros clientes, afim de trocar experiências e levar inovação para suas empresas. Mas a falta de tempo sempre foi o grande desafio, então, a empresa decidiu criar um evento mensal chamado Navita Beer Experience, onde se une um workshop de produção de cerveja artesanal com o networking dos clientes e todos podem trocar experiências, além de produzir uma cerveja artesanal e degustar algumas das cervejas produzidas no mês anterior. A brassagem, processo de fabricação da cerveja, já era realizada com os colaboradores no mês de seus aniversários e passou a ser realizada mensalmente com um grupo  de clientes. Utilizando a sala de descompressão da própria sede, o presidente da Navita, Roberto Dariva, ministra um workshop interativo de cerveja artesanal com direito a degustação. São produzidos três tipos próprios: American Amber Ale, TangerIPA e German Kölsch, confeccionados com a marca da organização e servidos em copos personalizados. Além de levaram um kit com cerveja, copo e um abridor ultra tecnológico do Navita Beer Experience. O Navita Beer Experience é um caso de sucesso em relacionamento cliente com cliente e uma descoberta sobre a história da cerveja e o processo de produção do terceiro líquido mais consumido do mundo. “É engraçado ouvir nossos clientes dizerem que querem descobrir se nossas cervejas são tão boas quanto nossos softwares ou mesmo que descobriram que outro cliente nosso resolveu de forma simples o maior problema do momento da área dele. No final do evento, o resultado é que todos os participantes saem amigos”, relata Roberto Dariva. A produção é realizada numa máquina cervejeira da Nova Zelândia, chamada GrainFather, que, claro, automatiza o processo de produção de cerveja e é conectada com dispositivos móveis, facilitando o processo e garantindo a qualidade do produto. “Criamos nossas próprias receitas, enviamos para a nuvem e iniciamos a produção a partir do smartphone”, comenta Dariva. Na próxima quinta-feira, dia 06/12, será produzido um lote de TangerIPA com um grupo de clientes.

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