Dispositivos Apple: Veja a importância de gerenciar celular iOS com o MDM

Há quem diga que o celular já é uma extensão do corpo humano. De fato, as pessoas estão cada vez mais conectadas à máquina. O jornalista Rodrigo Alvarez, que estuda o tema, considera que, muito possivelmente, a construção do “superhumano”, mencionado por Nietzsche, está acontecendo hoje. E, é claro, que os smartphones, seja dispositivos Apple ou Android, têm papel central nesse movimento. Eles são ferramentas inseparáveis dos profissionais. Contudo, a popularidade, o amplo acesso e o uso intenso dos dispositivos móveis também aumenta a margem para golpes e cibercrimes. O Brasil é líder mundial em chamadas de spam por pessoa, de acordo com dados da Truecaller.  Em 2020, os brasileiros receberam quase 50 ligações de spam por pessoa, por mês. Já o Panorama de Ameaças 2021 da Kaspersky apontou o registro de mais de 173 mil ofensivas contra dispositivos móveis. O número de golpes voltados para smartphones é crescente. Sendo assim, mesmo os celulares mais com design moderno, hardware e software avançados e uma camada de segurança consistente, como os dispositivos Apple, estão suscetíveis a uma série de ameaças. Nesse contexto, as empresas precisam priorizar a gestão da mobilidade corporativa.  Com uma ferramenta MDM (Mobile Device Management),  as companhias podem gerenciar os dispositivos móveis da Apple com sucesso, garantindo máxima segurança, redução de custos, produtividade e economia com dispositivos iOS. Quer saber como fazer isso? Aproveite este artigo completo sobre o tema e entenda porque você precisa investir na proteção e gestão de iPhones e iPads.  Índice1 Gerenciamento para dispositivos corporativos Apple garante uma série de benefícios 2 Quais São As Ameaças Para os Dispositivos iPhone e iPad?3 Como escolher uma solução MDM para Dispositivos Apple?4 Gestão de dispositivos Apple iOS com o suporte da Navita Gerenciamento para dispositivos corporativos Apple garante uma série de benefícios  Você sabe: o custo dos dispositivos iOS é alto. Não dá pra imaginar perder o investimento neste tipo de smartphone por conta de um ciberataque ou um uso indevido do profissional. É por isso que as companhias precisam investir no gerenciamento de dispositivos móveis (Mobile Device Management, MDM).  Na prática, essa abordagem oferece recursos que facilitam a configuração de dispositivos de maneira segura por meio da rede sem fio. A seguir, listamos algumas das principais funcionalidades de uma plataforma de MDM: Atualização do software e ajustes do iPhone; Monitoramento da conformidade com as políticas organizacionais; Exclusão ou bloqueio de dispositivos remotamente.  Para obter esses recursos e muitos outros, a melhor alternativa é investir em uma solução de gestão de dispositivos móveis corporativos que ofereça suporte para os aparelhos da Apple.  Vale lembrar que os dispositivos iOS, por exemplo, a Apple trazem alguns recursos próprios de gestão e segurança. Contudo, eles são mais voltados para o uso pessoal. Se os profissionais da empresa usam iPhones e iPads corporativos, a contratação de uma plataforma MDM é indispensável.  Dessa maneira, torna-se possível ter acesso às melhores ferramentas de segurança de dados e acompanhamento de performance dos aparelhos.  Quais São As Ameaças Para os Dispositivos iPhone e iPad? O número de cibercrimes e ataques em dispositivos corporativos é alto e sua empresa não pode correr o risco de se tornar uma vítima. Saiba quais são os golpes mais comuns em smartphones. Confira!  E-mails e mensagens fraudulentas Nesse tipo de abordagem, os cibercriminosos tentam copiar e-mails e mensagens de texto de empresas reconhecidas para enganar os usuários e obter senhas e informações pessoais. Veja quais as características dos e-mails de phishing:  O e-mail pede que o usuário forneça informações pessoais, como o número do cartão de crédito ou a senha de uma conta; O e-mail não foi solicitado e contém anexo; O domínio do endereço de e-mail não corresponde ao site oficial da empresa; O e-mail apresenta erros de grafia e o tom da mensagem é diferente de outros já recebidos da empresa. Ligação ou voice-mail suspeitos Os golpistas mascaram os números de telefone das empresas, fazendo parecer que, de fato, se trata de uma ligação da companhia. Na ligação, eles afirmam que identificaram atividade suspeita na conta de e-mail ou no dispositivo corporativo. Assim, eles ganham a atenção do usuário que, muitas vezes, fornece informações pessoais e até dinheiro para os golpistas. Eventos suspeitos na agenda Recebeu um convite indesejado ou inesperado no Calendário? Suspeite e sinalize como spam no iCloud. Assim, você protege os dados da sua conta e do seu iPhone. Pop-ups incômodos no navegador  Surgiu um pop-up ou um alerta oferecendo prêmio gratuito ou sinalizando problemas de segurança ou vírus no seu dispositivo? Desconfie. Geralmente, esses anúncios fraudulentos levam o usuário a fazer download de um software mal-intencionado ou entregar ao golpista informações pessoais ou dinheiro. Portanto, diante de pop-ups, não ligue para o número nem clique nos links. Ignore a mensagem, feche a janela ou aba e depois continue sua atividade no navegador. Solicitação inesperada de download de software O download de conteúdo da internet é outra ameaça bastante comum para os usuários de dispositivos corporativos. Geralmente, esse tipo de arquivo não contém o software que alega ter, mas sim um conteúdo indesejado.  É comum, inclusive, que o usuário se depare com apps que exigem a instalação de perfis de configuração capazes de controlar os dispositivos. Se instalado, este tipo de software desconhecido pode danificar os aparelhos Apple e roubar os dados.  Para evitar esse tipo de armadilha, sempre que necessário, o ideal é instalar o software pela App Store ou fazer o download no site do desenvolvedor.  Como escolher uma solução MDM para Dispositivos Apple? Com tantos riscos que podem comprometer a segurança Apple, é importante que as companhias invistam em uma solução MDM completa com vários recursos. Assim, é possível garantir a proteção do iPhone de cada colaborador, evitando problemas e prejuízos.  Sabendo disso, a dúvida é: como selecionar a plataforma MDM ideal para a organização? Elaboramos um passo a passo que pode orientar sua escolha. Veja:  #1 Avalie o suporte e as políticas e acesso do fornecedor A plataforma MDM é uma solução crítica para a gestão de telecom que deve

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Qual o impacto do IPCA no orçamento de TI

IPCA chega à 10%. Saiba como reduzir custos com os contratos

As empresas que desejam se manter competitivas, mesmo com aumentos do IPCA, tendo orçamentos de TI adequados, precisam superar os desafios de modernização da infraestrutura de tecnologia da informação (TI). Para crescer, o único caminho possível é investir continuamente em ferramentas inovadoras, avançando nas etapas da transformação digital. Contudo, esses investimentos podem se tornar mais difíceis diante dos altos custos com despesas fixas, incluindo os custos com contratos de telecom. É necessário consideramos, que os reajustes serão feitos anualmente. Segundo análise da Navita, plataforma de gestão de despesas de TI, 45% dos contratos de TI estão indexados por IPCA, ante 34% em IGP-DI, 13% IGP-M e 8% outros índices. Ou seja, é inevitável: os diferentes indicadores de mercado impactam no orçamento de TI, podendo limitar a margem de novos investimentos e melhorias. Contudo, neste artigo, apresentaremos os índices que o gestor de TI  deve acompanhar. Uma vez, que eles influenciam o custo total das despesas com os contratos de serviços do setor. Continue lendo o artigo e saiba mais! Índice1 O impacto do IPCA no orçamento de TI2 O que é o IPCA e qual seu impacto3 Orçamento de TI: a importância do IST 4 IGP-DI5 IGP-M6 Como o Navita ITEM pode minimizar o impacto do IPCA no orçamento de TI? O impacto do IPCA no orçamento de TI Para gerenciar com sucesso os recursos e as finanças do setor de tecnologia, o gestor de TI precisa conhecer os indicadores que impactam no custo das despesas e investimentos da gestão de TI. Na prática, muitas vezes, os líderes se deparam com os gastos excessivos que tendem a comprometer as finanças empresariais. Em contrapartida, a falta de investimentos também não é admissível, uma vez que impede e dificulta o crescimento e o avanço da organização.  Sendo assim, os gestores de TI precisam saber como equilibrar os recursos para despesas e investimentos em novas tecnologias, viabilizando a modernização da infraestrutura e a execução dos projetos de digitalização do negócio. A seguir, listamos os índices que variam conforme a movimentação do mercado financeiro e, por isso, podem impactar na gestão e no orçamento de TI. Investimentos em TI: o que esperar para 2022 e qual o impacto dos indicadores financeiros De acordo com dados do Gartner, os gastos corporativos com TI devem chegar a US$ 4,5 trilhões em 2022. O número indica um crescimento de 5,5% em relação a 2021, que tem projeção para movimentar US$ 4,2 trilhões.  Na visão de John-David Lovelock, vice-presidente de Pesquisa do Gartner, “o que mudou em 2020 e 2021 não foi realmente a tecnologia em si, mas a vontade e o desejo das pessoas em adotá-la e usá-la de maneiras diferentes”.  Segundo ele, a expectativa para o próximo ano é que os CIOs se preocupem em “reconfigurar o modo como os processos são feitos, adotando a composição de negócios e as tecnologias que acomodam fluxos de trabalho assíncronos”. Contudo, sabemos que para dar conta de todos esses desafios, a área de TI precisa criar e manter uma boa infraestrutura. Para tanto, ter uma gestão eficaz, focada no acompanhamento dos indicadores de mercado e nas oscilações da economia, é fundamental. Isso porque tais índices orientam e definem, de maneira expressiva, a atualização dos custos de serviços de TI. Dessa forma, as decisões relacionadas às aquisições de equipamentos e softwares, por exemplo, são tomadas tendo como base o custo total da operação do setor, considerando a inflação e os ajustes de índices como IPCA, IGPM e IST. Com essa visão, os gestores podem analisar, por exemplo, se esse é, de fato, o melhor momento para dar continuidade aos projetos que requerem investimentos altos, como compra de hardware.  As empresas que constroem um planejamento de TI sólido e completo, acompanhando as variáveis de mercado, como índice IPCA e IGPM, conseguem realizar investimentos bem direcionados. Com essa abordagem, elas se tornam menos vulneráveis a problemas pontuais que poderiam impactar o setor financeiro de forma negativa. Na prática, quando o gestor de TI analisa o cenário econômico, a inflação e os indicadores de mercado, ele tem condições de planejar os investimentos de maneira detalhada e consistente. Assim, ele garante para a empresa ganho de capacidade produtiva, aumento na lucratividade e conquista de diferenciais competitivos relevantes no mercado. O que é o IPCA e qual seu impacto É importante o conceito de IPCA ser compreendido que, aliás é mais simples do que parece, para ter melhor entendimento em como o índice irá impactar nos orçamentos de TI. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o principal indicador que proporciona a medição da taxa de inflação (ou deflação) dos produtos e serviços consumidos no País. Em outras palavras, o IPCA é o índice oficial da variação de preços do varejo relacionados aos produtos consumidos pelas famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Esse grupo representa cerca de 90% dos consumidores brasileiros que vivem em áreas urbanas no Brasil. O cálculo do IPCA é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979, tomando como base a variação de preço de um conjunto de mais de 400 produtos e serviços. Para compor o IPCA, o IBGE pesquisa várias categorias de produtos: Alimentação; Habitação; Vestuário; Transportes; Despesas pessoais; Educação; Comunicação; Entre outras. Para fins de cálculo do IPCA, o IBGE coleta os preços dos itens consumidos mensalmente, levando em conta o peso de cada categoria no orçamento das famílias brasileiras. Com esse acompanhamento, é possível entender se os preços aumentaram, gerando uma taxa de inflação, ou diminuíram, resultando em deflação.  Afinal, como anda o índice IPCA?  Em uma das análises mais recentes, o Ministério da Economia revisou para cima sua projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021.  Segundo a nova grade de parâmetros macroeconômicos do órgão, a estimativa para a alta de preços neste ano saltou de 7,90% para 9,70%. Já para 2022, a projeção avançou da casa de 3,75% para 4,70%. De olho no futuro, a Secretaria de Política Econômica

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o que é finops

FinOps: O que é? Saiba como usar esse conceito na sua empresa

FinOps: O que é? Saiba como usar esse conceito na sua empresa A tecnologia vem avançando a um ritmo bastante acelerado e a cada ano que passa. Inovações são incorporadas a nossa rotina, seja pessoal ou profissional, e uma delas é o FinOps. Mas, você sabe o que ele é e como surgiu? Com a evolução dos serviços cloud para as empresas, um novo modelo de cobrança surgiu, o custo por uso. Nesse formato, seu negócio paga apenas o que consumir no mês, sem valor mínimo ou máximo de cobrança. Entretanto, isso acabou gerando um obstáculo financeiro – como realizar o gerenciamento desses custos? Como são variáveis, fica mais complexo ter valores fixos e manter o fluxo de caixa do setor estável. Por isso foi desenvolvido uma metodologia para agregar valor aos serviços em cloud e manter o grau de previsibilidade financeira, o qual foi denominado de FinOps. Contudo, para gerenciamento financeiro de operações na nuvem, ele é considerado uma cultura. Dessa forma, permitindo o uso colaborativo dos recursos, melhorando a previsibilidade e gestão dos custos em serviços Cloud. O gerenciamento adequado dos custos financeiros com FinOps, pode gerar uma redução de até 70% nos custos, de acordo com a Gartner. Isso pode ser a diferença entre manter e crescer seu negócio. Para você entender melhor o que é FinOps e como isso pode acelerar ou viabilizar suas operações cloud, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Boa leitura! Índice1 O que é FinOps, afinal?2 Qual a utilidade do FinOps3 Quais são os princípios do FinOps?4 Como funciona o FinOps5 Benefícios de utilizar o FinOps nas empresas6 Como aplicar FinOps no seu empreendimento7 Como o FinOps pode ajudar sua empresa8 De que forma a Navita pode ajudar seu negócio? O que é FinOps, afinal? Com a introdução em 2006 da AWS e serviços em nuvem onde você paga apenas o valor utilizado, ficou mais complexo calcular os custos financeiros envolvendo servidores, sistemas e diversos outros tipos de produtos e serviços que utilizam Cloud Computing. Com isso se criou um modelo de operação na nuvem, com as melhores práticas de gestão de gastos variáveis, proveniente de serviços do tipo PAYG (pay-as-you-go em inglês), no qual você paga apenas pelo que consome. Aqui nasce o FinOps. Sendo assim, o FinOps deve estar alinhado à cultura da empresa para que possa funcionar desde o início dos serviços e durante todo o ciclo de vida dos negócios da empresa que utilizam soluções cloud.  Qual a utilidade do FinOps O FinOps permite estruturar melhor os recursos utilizados com serviços cloud, fazendo com que as limitações ou sobrecargas sejam reduzidas ou eliminadas. Além disso, você pode aproveitar para gerar uma cultura interna mais colaborativa entre os setores envolvidos, aumentando a transparência dos custos e investimentos realizados na nuvem, gerando mais engajamento dos colaboradores. Quais são os princípios do FinOps? O FinOps possui 6 princípios adotados e acordados entre os membros da FinOps Foundation, são eles: Dentre os princípios de FinOps não há uma ordem, no entanto devem ser tomados como um todo e colocados em prática para obter o melhor resultado. Como funciona o FinOps O modelo de gerenciamento de custos de nuvem possui 3 pilares para que possa funcionar de forma adequada. Cada um deles tem atividades que devem ser desenvolvidas para que o melhor resultado seja obtido e convertido em crescimento e redução de custos com serviços em nuvem. Informar Esse pilar se apoia na coleta e visualização dinâmica de dados preferencialmente em tempo real, pois muitos dos serviços são pagos por hora. Aqui são compreendidos todos os custos associados aos serviços para cruzá-los com dados de performance das máquinas em uma preparação para o próximo pilar. Otimizar Agora que as informações já estão com o time de FinOps, é hora de tomar as decisões para reduzir custos e maximizar performance das instâncias utilizadas, para que seja consumido o máximo possível do que se dispõe. Operar Pilar gerencial do FinOps no qual as estratégias são usadas de acordo com o negócio da empresa. Os responsáveis comunicam os donos dos recursos das ações propostas, alertam sobre desvios e dão sugestões de ajustes de licenciamentos, antecipações e outros. Benefícios de utilizar o FinOps nas empresas A metodologia de FinOps não se trata apenas de economizar e reduzir custos com operações em nuvem. Ela é uma cultura, que pode conduzir seu negócio ao crescimento, desde processos internos a colaboração entre setores diferentes. A transparência das atividades é muito maior, assim fica mais fácil tomar uma decisão de aumentar ou reduzir recursos de serviços cloud. Isso acaba melhorando a eficiência tanto para desenvolvimento de produtos, como na gestão financeira, facilitando inclusive a precificação. Além disso, com um processo bem definido, a integração de novos membros a equipe dedicada e aos departamentos interligados é mais simples, permitindo criação de novos produtos e processos internos mais rapidamente. Como aplicar FinOps no seu empreendimento A introdução do modelo FinOps é considerado um ponto crucial para que seja construído o melhor ambiente cloud possível, que gere lucro e com uma operação bem aproveitada. Para que isso seja mais do que apenas um modelo e vire uma cultura da empresa,  entregando os melhores resultados, é necessário que os executivos forneçam o  suporte adequado e viabilizem a ideia do FinOps. Desta forma é possível introduzi-lo na sua organização seguindo uma metodologia composta por 5 passos. Cada um deles exige processos cruciais para que o FinOps seja considerado uma cultura do negócio e possa gerar mais valor. Planejamento Essa etapa é essencial, pois é preciso obter informações a respeito dos setores que devem se envolver e serão afetados, quais recursos são necessários e estão em uso, entre outros pontos. Por isso, é importante que você: 1- Faça sua pesquisa Antes de pesquisar informações em diversos departamentos da empresa, procure pelos executivos que podem apoiar a transição, conversando pessoalmente com os potenciais padrinhos. Busque pelas dores de cada setor, como custos dos serviços clouds em uso, falhas de previsibilidade

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Solução de Nuvem

Solução de Nuvem: saiba por que é preciso gerenciar seus custos

O uso de serviços em nuvem deixou de ser uma tendência, para se tornar uma solução tecnológica para o mundo corporativo. De acordo com a CIO FROM IDG, os gastos globais em infraestrutura de TI em nuvem vão atingir 150 bilhões de dólares até 2022. Os serviços de soluções de nuvem, foram impulsionados nos últimos 2 anos, devido aos acontecimentos da pandemia e consequentemente tivemos o trabalho remoto. Porém, você está ciente de todos os gastos referentes a nuvem? Você utiliza estes serviços em sua totalidade? Após ler o artigo, você irá saber como controlar ou reduzir os custos através das melhores práticas com o uso da tecnologia. Antes, saiba o conceito de gestão de custos na nuvem e FinOps. Índice1 O que é gestão de custos em Cloud? – Soluções de Nuvem2 Saiba os benefícios que uma solução de nuvem oferece para gerenciar custos3 O que é FINOPS?4 Como soluções de nuvem são a melhor opção para otimizar gastos?5 Quais são as melhores ferramentas de solução de nuvem?6 Solução de Nuvem: O futuro das empresas O que é gestão de custos em Cloud? – Soluções de Nuvem Nesse caso, gestão de custos em nuvem, é você ter o controle dos gastos através de processos e práticas de gerenciamento seguindo as etapas abaixo: Entendendo o uso e o custo Acompanhando o desempenho Dados para tomar decisão Otimização dos serviços e gastos Alinhamento organizacional e operação Por isso é essencial consolidar em um único local as informações de gastos dos serviços em nuvem como faturas, logs das provedoras de serviços em nuvem (como a AWS, por exemplo), custos de fornecedores de softwares SaaS etc. Ao longo do período de contrato. Com estas informações dispostas de forma clara e ampla (incluindo data de vencimento, vigência de contrato, índices de reajustes e câmbio), você consegue ter previsibilidade e visibilidade de onde cortar custos que não são mais necessários com a solução de nuvem. Assim, com a organização estabelecida e uma solução de nuvem auxiliando, as possibilidades para futuros investimentos e projetos aumentam. Em suma, se distanciando de problemas financeiros e facilitando a parte orçamentaria na hora de fazer o planejamento. Saiba os benefícios que uma solução de nuvem oferece para gerenciar custos É possível consolidar todas estas informações de nuvem, provedores e softwares as a service (SaaS), assim como todos os seus serviços associados e a partir destas informações obter insights estratégicos. Sem uma plataforma de software de solução de nuvem pode ser um trabalho árduo. Mas do que você pode se beneficiar com uma gestão de gastos em nuvem através de uma plataforma dedicada para isso? Listamos alguns dos benefícios, que você irá encontrar logo de cara, veja: Com soluções de nuvem é possível ter visibilidade de qualquer lugar: Uma vez que você tenha todas as informações de custo em uma plataforma SaaS e não estes dados em planilhas armazenados em pastas na rede, desktop ou notebook, você está em vantagem. Pois podemos acessar essa evolução de custos de qualquer lugar, a qualquer momento. É necessário apenas ter uma conexão com a internet. Com isso, ganhando enorme mobilidade. Mais segurança com solução de nuvem: Uma plataforma de gestão de custos SaaS precisa ser segura com acesso criptografado com padrões internacionais (como SSL), hospedados em ambientes de alta disponibilidade e integridade. Assim, reduzindo chances de dano, violação ou vazamento de informações sensíveis. Outro ponto que podemos citar, é que o backup acontece de forma automática no sistema de CLOUD por meio de espelhamento. Provendo uma disponibilidade muito maior destes dados, já que, caso aconteça algum imprevisto, eles estarão em outro servidor ou até mesmo em outro datacenter em outro país. Maior visibilidade para controle e redução de custos: Com o conhecimento de seus fornecedores, contratos e seus gastos associados, é possível identificar oportunidades para otimizar custos. Essa visão gerencial permite que você gaste apenas com o serviço que é realmente utilizado, acompanhando as necessidades atuais da empresa e o potencial de investimento. O que é FINOPS? FinOps é a abreviatura de “Cloud Financial Operations” (Operação Financeira em Nuvem), “Cloud Financial Management” (Gestão Financeira em Nuvem) ou “Cloud Cost Management” (Gestão de Custos em Nuvem). No caso, FinOps é um conceito que serve para trazer responsabilidade financeira em CLOUD.  Uma das etapas para se ter sucesso na aplicação de FinOps, é ter os colaboradores dos setores de TI, Finanças e Produtos etc bem distribuídos, mas, ao mesmo tempo, obter um trabalho em conjunto entre essas áreas, a fim de tornar a metodologia de FinOps uma prática para que cada área gerencie seus custos em nuvem, para que dessa forma, a empresa tenha maior controle financeiro e previsibilidade. Essa metodologia contém 3 pilares, considerados importantes para os serviços de soluções em nuvem, que são: #1. Informar Essa etapa é para ter visibilidade dos custos, obter métricas e alinhar todos os envolvidos com as prioridades do negócio. É aqui que as soluções de gestão de custos em cloud (como o Navita Cloud) entram em ação. Alguns pontos dessa etapa são: Consolidação das informações de gastos dos fornecedores de Cloud Dashboards e Relatórios para entender as principais métricas Planos de orçamento bem estruturados para impulsionar o ROI Previsão de custos para evitar surpresas no final do mês, final de contratos e auxiliando na tomada de decisão. #2. Otimizar Nessa fase a intenção é capacitar as equipes para identificar e executar oportunidades para ter alto desempenho na CLOUD. Para ficar mais claro, separamos aqui algumas situações de otimizações para você: Desligar recursos que não são mais utilizados. Expandir ou diminuir corretamente os serviços de acordo com as necessidades de desempenho #3. Operar A terceira fase não é a última e sim um lembrete de que nessa etapa é uma atividade contínua. Com o intuito dessa metodologia ser integrada, mantida e aplicada diariamente nas operações. Contudo, há processos para alinhar e melhorar.  rotineiramente o gerenciamento e otimização dos custos em cloud, que são eles: Acompanhamento em relatórios de uso; Fazer revisão de forma contínua, com melhorias de otimização

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Hard Reset Empresa

Hard Reset: O que é? Saiba como fazer no seu celular

Antes de tudo, é inevitável um dispositivo móvel não perder performance ou apresentar erros. De acordo com o tempo de uso, é algo comum e acontece com frequência. Desse modo, a maneira de não ter problemas é realizando o hard reset.  Mas quando é hora de realizar esse tipo de operação? Qual é a diferença para o reset de fábrica? Como preparar o dispositivo e também evitar que o próprio usuário tenha acesso a esse tipo de configuração? Leia este post para descobrir as respostas para essas e outras perguntas.  Índice1 Entenda a diferença entre reset de fábrica e hard reset2 O que é preciso se atentar antes de realizar o hard reset ou reset de fábrica3 Os perigos do próprio usuário realizar o reset de fábrica ou hard reset Entenda a diferença entre reset de fábrica e hard reset Reset de fábrica Contudo, você pode remover todos os dados do usuário de um dispositivo, com um reset de fábrica. Nesse sentido, você irá reverter as configurações para o padrão do dispositivo. Nós iremos perder as informações salvas, como: fotos, aplicativos, contatos. O reset de fábrica pode ser realizado por meio de vários procedimentos, dependendo do dispositivo específico, ou pode estar disponível como um recurso do sistema operacional.  O reset de fábrica não removerá o sistema operacional do dispositivo (iOS, Android ou Windows Phone), como também os aplicativos pré-instalados e os dados no cartão de armazenamento (como um cartão microSD). Mas voltará ao conjunto original de aplicativos e configurações. Além disso, redefini-lo não prejudica o telefone, mesmo se a operação for feita várias vezes. Por que fazer o reset de fábrica? No caso de dispositivos corporativos, o motivo mais comum é passá-lo para outra pessoa – caso o usuário anterior tenha saído da empresa ou recebido um aparelho novo, por exemplo. De qualquer forma, o ideal é que nenhuma informação, seja pessoal ou empresarial, permaneça no dispositivo. Outros motivos incluem: se o telefone está travando constantemente, para restaurar as configurações para o padrão de fábrica ou remover arquivos difíceis de apagar. Hard reset Com isso, recebemos muitos dados e atualizações constantemente, através dos sistemas operacionais dos dispositivos. Isso significa que há diversos momentos em que eles podem passar por pequenas corrupções, que podem causar grandes problemas a longo prazo.  Uma das consequências mais comuns está na lentidão sentida pelos usuários ou em apps que apresentam funcionamento com erros. O hard reset é muito útil nessa situação, como também quando há um erro do sistema operacional que não pode ser corrigido. Quando é hora de fazer o hard reset? Além de restaurar os elos do sistema operacional, o hard reset também eliminará rastros e dados desnecessários, que podem estar pesando no processamento e na memória do aparelho. Com um funcionamento mais fluido e suave para o usuário, tendo um resultado será bem mais visível. O hard reset também é útil se o usuário tiver problemas com o telefone e a área técnica da sua empresa acreditar que o problema está relacionado a dados. Do mesmo modo, pode ser verificado com aplicativos ou serviço e apesar disso não resolver o problema. Além disso, no seu dispositivo eletrônico há diversas maneiras de ser realizado um hard reset. Você mesmo pode fazer, apenas acessando o menu do dispositivo, tablet ou smartphone. Outros dispositivos podem exigir uma reinstalação completa do software. O que é preciso se atentar antes de realizar o hard reset ou reset de fábrica Embora tanto o hard reset como o reset de fábrica sejam procedimentos dos próprios sistemas operacionais e, portanto, seguros, é importante ressaltar alguns cuidados necessários para evitar problemas após a restauração.  Isto porque, a partir do Android 5.1, por exemplo, o Google inseriu o Factory Reset Protection, um sistema que visa coibir a restauração de dispositivos roubados ou perdidos a fim de que eles sejam utilizados por quem não é seu verdadeiro dono. A princípio, o recurso é muito bem-vindo, já que, após uma restauração de sistema, ele exige que o usuário acesse a conta Google que estava cadastrada no smartphone – o que funciona como uma verificação de identidade. No entanto, caso o usuário legítimo do smartphone se esqueça do e-mail e senha que estavam cadastrados, pode acabar tendo dores de cabeça após realizar um hard reset. Veja, abaixo, outras recomendações importantes antes de colocar em prática tanto o reset de fábrica quanto o hard reset: Faça backup de todas as informações. Essa medida é fundamental principalmente quando o dispositivo continuará com o mesmo usuário, já que  depois de redefini-lo, todas as informações serão apagadas e serão difíceis de serem recuperadas. Além disso, ter esses dados salvos ajuda, já que não será necessário perder tempo preenchendo novamente as informações. Se o dispositivo for Android, pode valer a pena criptografar os dados antes de limpá-los. Embora as versões mais recentes do Android tenham recursos de segurança que tornarão a recuperação dessas informações mais difícil, a criptografia adiciona uma camada extra de segurança que sempre será útil caso o dispositivo caia em mãos erradas. Para redefinir o smartphone e apagar todo o seu conteúdo, primeiro certifique-se de que o dispositivo móvel esteja conectado a uma fonte de alimentação. Também recomendamos que a bateria esteja com pelo menos 50% de carga quando você executa. Tenha cuidado! Você pode corromper o Firmware dos aparelhos celulares, durante a reinstalação do sistema. Desse modo, talvez você precise do auxílio de um computador, ou até mesmo da assistência técnica para recuperá-lo. Os perigos do próprio usuário realizar o reset de fábrica ou hard reset Não é tão difícil realizar um reset de fábrica ou um hard reset. Na primeira opção basta acessar, no dispositivo móvel, as configurações do sistema do aparelho. Já dentro das opções as escolhas podem ser “Fazer back up e redefinir” ou mesmo “Restaurar dados de fábrica”, por exemplo. Contudo, nós ficamos em dúvida sobre o furto ou roubo. Por exemplo: todas as informações ficarão expostas e à mercê dos criminosos, que podem utilizá-las das mais diversas maneiras. Dessa forma, sua

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Tecnologia

Tecnologia: as vantagens de ter uma gestão de telecom

A era da transformação digital vem trazendo uma série de benefícios para o setor de telecomunicações. Telefonias, soluções mobile e muitos outros serviços compõem, hoje, o acervo de possibilidades das companhias. Estruturas mais complexas demandam planejamentos mais aprofundados. Portanto, a gestão de orçamento das telecomunicações é uma prática imprescindível dentro de qualquer empresa!  Neste post, você entenderá quais são as principais vantagens de se contar com uma gestão de despesas de TI e dos recursos de telecomunicações da sua empresa!  Índice1 Telecom na prática com o suporte da tecnologia2 Investindo em tecnologia para o gerenciamento de gestão de telecom3 Como fazer uma boa gestão de telecom?4 Implantando uma gestão de despesas de TI inteligente5 Transformação digital como ferramenta para o sucesso Telecom na prática com o suporte da tecnologia Antes, é importante ressaltar alguns pontos essenciais. Telecom é comumente considerada uma solução que se refere unicamente à utilização de telefonia. Essa afirmação é parcialmente correta, pois ela vai muito além.  A telecom é composta por todas as áreas que tratam de tecnologia para comunicação. Então, nesse ponto, a acessibilidade oferecida pela internet também complementa essa série de possibilidades que a telecom tem a oferecer.  Todas as companhias mantêm uma estrutura de telecomunicação: isso é fato. Contudo, mas nem todas a gerenciam da forma ideal e acabam deixando de lado boas oportunidades de gestão de orçamento e redução de custos nas empresas. Investindo em tecnologia para o gerenciamento de gestão de telecom Se essa ideia de “gestão das telecomunicações” te pareceu estranha, não se preocupe. Você entenderá tudo nos tópicos abaixo, que foram devidamente segmentados para te fornecer uma resposta bastante detalhada!  Maior controle orçamentário: quando você monitora todos os custos relacionados à telecom e faz uma gestão de orçamento cuidadosa, torna-se possível compreender onde estão os maiores gargalos do seu planejamento.  Assim, o gestor ganha visibilidade sobre tudo o que entra e tudo o que sai, o que pode receber mais aportes, o que precisa de reduções. Todas essas informações são essenciais para um planejamento responsável e profissional. Minimizar custos e desperdícios: não há nada mais danoso para o caixa de uma empresa do que perder o controle sobre os seus custos fixos. Esse fator leva milhares de empresas à falência! Além de permitir a gestão de orçamento das áreas de menor impacto, com a profunda análise dos custos de sua telecom, é possível evitar falhas e cobranças indevidas. Como fazer uma boa gestão de telecom? Para que a sua gestão de telecom ocorra com excelência, então é importante que sua empresa leve em conta esses três pilares fundamentais:              1 – Automação: com esse pilar, os softwares de automação podem realizar diversas atividades que ajudam na hora de tomar decisões importantes. Além disso,a tecnologia permite a redução de custos corporativos.              2 – Inventário: maior domínio sobre a qualidade das manutenções preventivas e corretivas e sobre os seus respectivos custos.             3 – Otimização: uma empresa de excelência deve sempre realizar a auditoria de faturas, buscar a melhoria contínua e ter sempre o entendimento das necessidades do setor. Certo, você já entendeu a importância do gerenciamento responsável de suas telecomunicações, mas e agora: onde encontrar uma boa ferramenta de gerenciamento de telecom? Implantando uma gestão de despesas de TI inteligente A Navita sabe o quanto é difícil encontrar uma tecnologia que atenda a todas as necessidades de gestão de orçamento. Quase sempre há um recurso faltante ou um custo excessivo que não justifica a funcionalidade fornecida.  Ciente desse cenário, criamos o Navita Connect, a ferramenta responsiva, que se adequa às necessidades de telecom do seu negócio.  Com a tecnologia de gestão de uso dos recursos de telecom, a ferramenta identifica padrões de usabilidade e fornece recomendações personalizadas para aprimorar a experiência na plataforma. Para atender diferentes necessidades, o Navita Connect conta com dois módulos diferentes, o Navita TEM (Telecom Expense Management) e o Navita ITEM, para atender às demandas de TI. A ferramenta é muito prática em sua usabilidade e permite o gerenciamento de todo o centro de custos, em uma interface limpa e agradável.  Dentro da plataforma, os módulos nativos de TEM e ITEM contam com todas as funcionalidades necessárias para reduzir os custos com tecnologia e telecom, mantendo todo o ecossistema da organização em dia. Além de manter o inventário de TI sob controle, o ITEM oferece às empresas a capacidade de gerenciar os custos e orçamento de TI e automatizar processos demorados.  No módulo ITEM do Navita Connect, por exemplo, é possível visualizar o gasto no período, acessar detalhes e comparar o gasto do mês atual com o anterior ou mesmo com o orçamento da companhia. Se você quer saber como o Navita Connect ITEM pode ajudar no gerenciamento de telecom da sua empresa, observe com atenção os três pontos abaixo. Se eles fizerem sentido para você, certamente essa é a ferramenta ideal para sua companhia! Controle de investimento: entenda como o orçamento de seu caixa está sendo distribuído em telecom. Observe o que lhe traz mais resultados e identifique oportunidades de redução de custos corporativos.  Foco no que importa no seu negócio: aproveitando os benefícios da automação, você pode voltar a sua atenção para as ações que trazem os verdadeiros resultados de sua companhia: a relação com os clientes.  Aumento da produtividade: quando você automatiza rotinas e possui um processo enxuto, a produtividade passa a ser uma tendência natural. Com isso, a relação com o cliente será favorecida e, consequentemente, os resultados serão aprimorados.  Transformação digital como ferramenta para o sucesso O Navita Connect é definitivamente a solução ideal para gestão de mobilidade corporativa e redução de custos de telecom da sua empresa.  Se você deseja otimizar a sua rotina de gestão de telecomunicações, acompanhar de perto os custos de seus processos, maximizar os seus resultados e, ao mesmo tempo, garantir uma redução de custos corporativos, então a Navita tem um convite para você.  Baixe o e-book gratuito Navita Connect: Gerenciamento definitivo da mobilidade e custos de TI & Telecom e conheça mais a respeito dessa ferramenta que pode

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Gestão CIOs e CFOs

Quais as principais dificuldades enfrentadas por CIOs e CFOs

Nas empresas, a transformação digital marca um repensar de como usar tecnologia, pessoas e processos. É assim que, neste cenário, CFOs e CIOs têm a necessidade de, entre outras coisas, focar esforços para garantir a redução de custos de TI e aprimorar a gestão de telecom. Como líderes em suas áreas, mais do que nunca esses profissionais precisam gerenciar, de maneira ágil, funções financeiras e de TI para dar suporte às estratégias de crescimento da empresa. A fim de conseguirem alcançar seus objetivos, cada um tem um papel a cumprir. De um lado, o CFO precisa entender como a tecnologia e os dados podem ser usados. De outro, os CIOs também devem compreender o mercado em constante mudança, as expectativas operacionais e dos colaboradores, e, claro, como aprimorar a gestão de TI e telecom. Para abordar o tema de modo mais completo e tratarmos dos papéis dos CIOs e CFOs, preparamos este artigo. Boa leitura! Qual o papel do CIO na gestão de telecom depois da transformação digital? É certo que as empresas estão cada vez mais investindo na modernização dos processos e da estrutura. Graças às novas ferramentas e inovações, a gestão dos CIOs é ainda mais apurada. O papel que desempenham nos esforços de transformação digital das empresas, incluindo a integração de novas tecnologias vitais no local de trabalho, é crucial. No entanto, como o que acontece dentro do ambiente corporativo, a própria função do CIO está evoluindo. É o que aponta uma pesquisa realizada com mais de 500 CIOs da empresa de serviços profissionais Genpact e do MIT Sloan CIO Symposium. Os resultados mostram que os CIOs já foram motores de entrega de valor, e agora são cocriadores de novos modelos de negócios. No que diz respeito à transformação digital, para mantê-la em curso eles precisam conseguir apoiar a empresa a se ajustar mais rápido e agilmente conforme as condições mudam.  E já que atuam como líderes de transformação, os CIOs são os profissionais mais bem posicionados e preparados para realizar as adequações necessárias. Afinal, conhecem os recursos digitais de seus negócios e sabem como usá-los para fazer os ajustes incrementais. Quais são os desafios desses profissionais? Os principais desafios enfrentados pelos CIOs depois da transformação digital abordam três demandas fundamentais: investimento na segurança da informação corporativa, no gerenciamento da equipe e nas inovações capazes de melhorar a produtividade dos funcionários. Explicamos melhor a seguir: Segurança na informação corporativa Dois problemas comuns no que tange à segurança da informação são o uso incorreto dos dispositivos pelos funcionários, bem como os relativos à gestão de dispositivos móveis. Por essa razão, a gestão de telecom acaba sendo uma questão urgente a ser considerada.  O uso incorreto dos dispositivos pode acarretar na perda de produtividade e na redução da segurança da informação. Sobre este último, o comportamento do usuário faz uma grande diferença.  Por exemplo, quando o colaborador acessa redes não seguras, aplicativos não confiáveis e/ou defasados, a empresa inteira corre riscos. Portanto, os CIOs entendem que fazer a gestão de telecom significa também proporcionar visibilidade de cada dispositivo na rede.  Além disso, em termos de segurança da informação, precisam obter informações e monitorar o inventário de aplicativos. Da mesma maneira, é importante realizar monitoramento do sistema operacional e suas versões para evitar vulnerabilidades. No conteúdo Mobilidade corporativa: a importância de aliar segurança e produtividade abordamos melhor o tema.  Gerenciamento da equipe É também papel do CIO garantir uma equipe mais produtiva, explorando as ferramentas da transformação digital. Para tanto, a TI exerce um papel fundamental em apoiar estratégias que visam uma empresa a pleno vapor. O motivo é simples: para desenvolver suas atividades com eficiência os profissionais precisam ter ferramentas adequadas e utilizar bons softwares de gestão.  Nesse sentido, é importante que os CIOs forneçam não apenas as melhores ferramentas, mas também uma infraestrutura adequada. Assim, com as melhores tendências tecnológicas em uso, os colaboradores poderão desenvolver as suas atividades com a máxima eficiência e eficácia.   E já que estamos falando de gerenciamento de equipe produtiva, não podemos deixar de abordar a automação. Um exemplo é com relação ao inventário das linhas telefônicas da empresa. Já imaginou ter um colaborador para realizar o controle de faturas manualmente? Um software pode automatizar essa atividade, e esse é apenas um exemplo de um dos recursos facilitadores. Na prática, inúmeras outras atividades podem se tornar mais simples, práticas e rápidas com o auxílio da tecnologia, por meio de softwares e aplicativos que facilitam o dia a dia empresarial. Inovação De acordo com uma pesquisa do grupo Aberdeen, 78% das organizações norte-americanas possuem políticas de utilização dos equipamentos. No entanto, apenas 43% delas colocam em prática as regras, enquanto menos de 20% dos usuários conseguem compreendê-las de verdade. Esses dados mostram o quanto as empresas pecam na inovação. Mas é claro que dá para fazer diferente. Uma das maneiras de modernizar os processos é tornar a gestão de TI e telecom mais simples, reunindo soluções para os principais problemas da mobilidade corporativa. Com o Navita Connect gestores passam a ter visibilidade sobre todas as linhas, aparelhos, equipamentos, licenças de software, controle de faturas, gastos departamentais, configurações de MDM (Mobile Device Management), tickets, contratos com operadoras, rateio de custos, e muitas outras informações.  

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WhatsApp proteção de celular

WhatsApp: como manter seu dispositivo seguro

Provavelmente você já deve ter escutado alguém dizer que sua vida estava toda dentro do celular. Quem sabe até você já disse algo parecido. A verdade é que com as facilidades atuais e avanços tecnológicos constantes, a ideia de que os celulares possuem hoje uma importância muito grande na vida das pessoas não é apenas uma força de expressão. Muitas informações sobre você realmente estão lá. Quantos aplicativos de redes sociais, como Facebook, WhatsApp ou Instagram você possui em seu aparelho? O app do seu banco está instalado no seu smartphone? Você já realizou alguma transferência dentro do WhatsApp?  A variedade de recursos é tanta e as operações são tão rotineiras que a maioria das pessoas acaba relaxando quando o assunto é proteção para o celular.  Com dados tão valiosos sobre você e até mesmo sua empresa armazenados em seu dispositivo móvel é importante ler esse artigo. Você vai conhecer alguns dos principais riscos e golpes executados por criminosos e como proteger o celular da melhor maneira evitando roubo do seu perfil e suas informações.  Tenha uma boa leitura! Índice1 A grandeza dos dispositivos móveis em números2 O seu grande amigo, WhatsApp 3 Como proteger o celular A grandeza dos dispositivos móveis em números Nos últimos anos, as mais variadas tecnologias entraram na vida das pessoas. É muito difícil conhecer alguém que não use um dispositivo móvel e que não tenha conta em pelo menos uma rede social. Além do fato de a comunicação entre pessoas ter ficado mais ágil com o uso dos telefones celulares, outros fatores também proporcionaram uma conexão mais forte entre pessoas e os aparelhos.  Assistir filmes e séries pelos diversos serviços de streaming disponíveis, armazenar arquivos em nuvem, aplicativos de bancos para realizar transações financeiras, solicitar transporte ou pedir comida por apps de delivery. Tudo isso virou parte da rotina dos consumidores, sendo os brasileiros um dos maiores usuários de dispositivos móveis e onde o mundo digital vem se fortalecendo anualmente.  Em 2020 o número de dispositivos digitais – tablets, smartphones, notebooks – no Brasil era de 424 milhões, praticamente o dobro da sua própria população. Em relação apenas aos telefones celulares esse número chegava a mais de um por habitante, num total de 234 milhões.  Com os avanços tecnológicos e a popularização do acesso à internet, o uso da tecnologia 4G bateu recorde em número de acessos (173,7 milhões) em relação ao auge do 3G (168,5 milhões) em 2015. Agora há a expectativa pela chegada do 5G, que poderá impulsionar ainda mais estes números.  De acordo com a ANATEL são 228,64 milhões de linhas móveis ativas no Brasil. Com tantos usuários de celulares no país, é normal que o consumo de produtos e serviços pela internet via smartphones também tenha disparado junto. Aplicativos também fazem sucesso entre a população e os apps de trocas de mensagens estão entre os mais populares.  Sem dúvida alguma, entre as ferramentas mais utilizadas para compartilhar mensagens e até enviar e receber dinheiro, está o WhatsApp.  O seu grande amigo, WhatsApp  É mais fácil encontrar ouro do que alguém que não tenha o aplicativo de mensagens instalado no celular. Seja para compartilhar fotos em família ou mandar uma mensagem rápida entre amigos ou até mesmo na utilização comercial com o uso do WhatsApp Business.  O aplicativo de mensagens instantâneas foi lançado em 2009 pelos ex-colaboradores do Yahoo Brian Acton e Jan Koum e no mesmo ano chegou ao Brasil. Contando com mais de 2 bilhões de usuários em mais de 180 países, o aplicativo é um dos mais populares entre os brasileiros. Em 2020, praticamente todos os smartphones (99%) do Brasil utilizavam o WhatsApp.  De fácil utilização, gratuito e com vários recursos disponíveis, o aplicativo parece ter vida longa por aqui. Mas apesar do sucesso, alguns perigos também estão sendo apontados recentemente.  Tanto para empresas que precisam realizar gestão de aplicativos ou vendas, quanto para pessoas físicas. Um tema que preocupa está relacionado a proteção para celular. Os perigos do WhatsApp Ter um aparelho celular furtado ou roubado não é o único problema. Com praticamente toda a vida da pessoa inserida no dispositivo móvel, muitos dos seus dados pessoais mais importantes estão armazenados no aparelho. E apesar do WhatsApp ser um aplicativo simples de ser utilizado e aparentemente inofensivo, ele também pode ser uma porta de entrada para criminosos roubarem seu perfil e aplicarem uma série de golpes.  Somente no Brasil mais de 5 milhões de pessoas foram vítimas de clonagem do WhatsApp em 2020. E a clonagem é um dos golpes preferidos pelos fraudadores. Para garantir a proteção para celular confira como funciona este e outros dos principais golpes praticados.  1- Clonagem de WhatsApp: usando a engenharia social, os criminosos imitam instituições reais para convencer as vítimas a fornecerem dados pessoais em chats em redes sociais. Prometendo descontos especiais, promoções “imperdíveis” ou pesquisas. Com acesso ao número da vítima e dados pessoais, os criminosos entram em contato com a operadora de telefonia informando a perda do chip e pedindo a recuperação do número.  No caso é o chip da vítima que acaba sendo clonado. Com o novo chip ativado, o anterior (da vítima) é desativado. Agora basta ativar a conta do WhatsApp novamente e ter acesso a todos os contatos. Assim os criminosos podem pedir favores financeiros para amigos e familiares contando os mais diversos tipos de histórias. O que fazer: a primeira regra é evitar passar seu número em redes sociais ou para supostas empresas. Por mais que exista algum tipo de proteção para celular, nesse caso é a própria vítima quem fornece os dados.  Existem soluções que podem além da gestão de aplicativos, proporcionar maior segurança para celular alertando sempre que alguém tentar acessar seu compartilhador de mensagens.  2- Pix de R$ 1: esse é o antigo golpe da pirâmide financeira remodelado e tem sido um dos mais aplicados em 2021. O golpe funciona da seguinte maneira: com uma aplicação mínima de 1 real feita pelo Pix, a vítima se torna administrador de um grupo no WhatsApp

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Jornada de trabalho

‌Controle de jornada de trabalho: saiba como diminuir custos

A jornada de trabalho dos motoristas, principalmente de caminhões, não é tão diferente da dos demais trabalhadores. Eles precisam cumprir o número exato de horas por dia, e não podem ultrapassar esse tempo a não ser quando combinado previamente com seus superiores. A questão é que, por desempenharem as atividades na estrada — isto é, longe das instalações da empresa —, os gestores não têm como verificar se os condutores estão, de fato, cumprindo com o horário de trabalho.  Neste post iremos abordar qual a importância de fazer o controle de jornada do motorista para a redução de custos nas empresas e para o aumento da produtividade. Também explicaremos como a tecnologia para gestão de aplicativos e gestão da mobilidade podem reforçar a proteção para celular e a segurança dos condutores. Inclusive como diminuir custos corporativos e manter a empresa dentro da legalidade.  Esperamos que goste! Qual a importância do controle da jornada de trabalho do motorista?  De acordo com a Lei 13.103, sancionada em 2 de março de 2015 e que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista, a jornada de trabalho e o tempo de direção de um condutor profissional não pode ultrapassar 8 horas por dia.  Segundo o decreto, o motorista tem liberdade para definir quando a jornada se inicia e termina, bem como os horários de pausa para o almoço e descanso. Entretanto, a Lei exige que o mesmo cumpra com os seguintes critérios: O intervalo para almoço deve durar, no mínimo, 1 hora; O profissional não pode dirigir por mais de 5 horas seguidas; Após o período de 5 horas o motorista deve descansar, no mínimo, 30 minutos até retornar às atividades. Caso o condutor não cumpra essas regras, ele corre o risco de sofrer penalidades como multas, pontos na carteira e até ter o veículo da empresa apreendido. O que, consequentemente, pode acarretar atraso das entregas, custos e insatisfação de clientes.  Como esses profissionais estão sempre desempenhando as atividades longe dos olhos dos superiores, assegurar o cumprimento da Lei e impedir que as penalidades acima ocorram pode ser um desafio. Ainda mais se o profissional de gestão não utilizar boas ferramentas para fazer o controle da jornada de trabalho. O controle de jornada de trabalho do motorista é, geralmente, realizado por meio de fichas e cadernos. Mas, como esses documentos são físicos e preenchidos manualmente, eles estão sujeitos a apresentar informações equivocadas e podem ser extraviados acidentalmente. A incongruência de dados e a perda de documentos são fatores que impossibilitam um controle eficaz da jornada de trabalho. E isso pode prejudicar a segurança e a produtividade, além de impedir a redução de custos nas empresas. Até pouco tempo atrás, os gestores não tinham outra escolha a não ser usar papéis para registrar e controlar o trabalho dos condutores. Contudo, hoje os profissionais não precisam mais depender desse métodos para fazer a gestão e manter a empresa dentro da Lei. Já existem tecnologias disponíveis para a gestão de aplicativos e gestão da mobilidade, que além de simplificar o controle de jornada de trabalho contribuem para redução de custos corporativos e, claro, garantem mais proteção para celular.  Como a tecnologia pode ajudar no controle da jornada do motorista O dispositivo de rastreamento e monitoramento é uma tecnologia cada vez mais utilizada pelas empresas, principalmente as que trabalham com transporte. O aparelho instalado no veículo ou celular corporativo transmite as coordenadas a uma central que informa a localização exata do condutor.  Esse tipo de dispositivo pode funcionar por radiofrequência (RFID), que capta sinais de redes formadas por grandes antenas receptoras, ou GPS, que utiliza os satélites para localizar e monitorar o veículo.  Se durante o horário de trabalho o gestor identificar qualquer ação suspeita ou mudança de rota não programada, ele pode entrar em contato com o motorista ou alertar as autoridades competentes para localizar o veículo. Além de reforçar a segurança, o dispositivo de rastreamento e monitoramento também pode auxiliar no cumprimento da Lei 13.103. Caso verifique que um dos condutores está há muito tempo rodando na estrada, o gestor pode ligar para esse profissional para adverti-lo ou lembrá-lo de fazer uma pausa. Ferramentas de gestão para o controle da jornada do motorista também são interessantes. Nesse tipo de solução, os funcionários podem acrescentar os dados sobre o serviço de forma remota e em poucos cliques. Basta que tenham um dispositivo móvel como smartphone ou tablet com acesso à internet.  A empresa pode acessar o software para acompanhar toda a jornada do trabalhador sem necessidade de coletar papéis ou analisar cadernos. É possível analisar as informações, em tempo real, e pensar em ações sobre como diminuir custos corporativos e melhorar o desempenho dos motoristas. Claro que a ideia de investir em várias tecnologias ao mesmo tempo pode ser preocupante por conta dos altos custos. Mas existem soluções completas que já oferecem funcionalidades de gestão de aplicativos, gestão da mobilidade e controle de jornada em um só espaço.   Por meio desse tipo de ferramenta, é possível cadastrar todos os smartphones e tablets da empresa de forma simples, possibilitando o monitoramento e rastreamento dos equipamentos. Não só isso, acessar informações relacionadas à jornada de trabalho, que mostram se os deslocamentos registrados pelos motoristas fazem sentido com a execução das atividades. Outro ponto interessante que precisa ser citado sobre essa tecnologia é que todos os aparelhos utilizados pelos condutores recebem configurações de segurança de acordo com as políticas corporativas da empresa. Isso aumenta a proteção para celular.  Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar a sua empresa, leia o nosso post “A inovação digital na Logística”.  Nele mostramos qual é a necessidade de investir na inovação, como os dispositivos móveis estão revolucionando a supply chain e como a Navita, líder de mercado em gestão de mobilidade e custos de TI, pode ajudar a sincronizar o seu negócio com a digitalização.    

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Tecnologia e inovação Gartner

O que é Gartner? Saiba sua importância no mundo corporativo!

O mundo da tecnologia é imparável, inabalável e acelerado. As inovações acontecem de forma ininterrupta, portanto, para conseguir acompanhar o movimento do mercado, é preciso ter uma “bússola” para se guiar. Dentro do universo tecnológico, o nome dado a essa bússola é Gartner. Não é nenhum tipo de equipamento ou software, é evidente, mas sua atuação é tão importante e relevante quanto a mais útil das ferramentas.  Se você faz parte do mundo tecnológico e sabe o que é Gartner, então de fato, você está muito bem engajado em seu ramo. Do contrário, fique tranquilo, este post foi preparado exatamente para você. Confira!  Índice1 O que é o Gartner?2 Para que serve o Gartner? Qual sua origem?3 Estudos de mercado4 A importância do Gartner para o mundo da tecnologia5 Abraçando o novo6 Acompanhe a inovação O que é o Gartner? O Gartner nada mais é do que uma empresa de TI, mas, não uma empresa comum, afinal, seu objetivo é servir de norte para as outras empresas de tecnologia presentes no mundo todo.  Dentre as suas participações, destacam-se as pesquisas, consultorias, eventos e as prospecções que envolvem o mercado de TI.  Além de trazer estudos muito ricos em informações a respeito dos caminhos da tecnologia no mundo, o Gartner também certifica as companhias de tecnologia, para que elas possam mostrar ao mercado seus valores como empresas.  Já deu para perceber o quanto o Gartner é importante para o meio tecnológico, não é? Mas, não para por aí! Você vai conhecer agora um pouco mais sobre essa empresa e o que ela pode fazer para o seu negócio!  Para que serve o Gartner? Qual sua origem? A história do Gartner teve início em 1979, criada por Gideon Gartner (1935-2020), um empreendedor e filantropo, conhecido por ser um patriarca da indústria de TI. Ideais que foram levados adiante com a fundação do Gartner Group. O objetivo do Gartner sempre foi trazer o conhecimento da tecnologia disruptiva para as empresas que querem abraçar a inovação, e que observam nela, a chance real de um progresso sustentável.  Esse ideal segue presente nos dias atuais, com a sua consultoria especializada, que possui aproximadamente 10 mil clientes no mundo todo e que são atendidos por mais de 4 mil consultores. O Gartner está na linha de frente na realização de estudos avançados de mercado, que apresentam para o mundo, as tendências tecnológicas para o futuro próximo. Uma outra importante frente da empresa é a da certificação das companhias de TI. Estudos de mercado O Gartner é muito famoso pelos seus estudos de mercado que demonstram os impactos das novas tecnologias no mundo corporativo. Entretanto, existe um estudo que se destaca dentre os demais, ele é chamado de Cool Vendors (Vendedores Legais).  O estudo foi iniciado em 2013 e desde então, é apresentado no início de cada ano, no mês de janeiro. O estudo elege as empresas que se destacaram pela utilização de tecnologias inovadoras.  Esses Cool Vendors precisam se destacar por conta da utilização de tecnologias que compõem um tripé fundamental para a classificação. 1 – Inovadoras: Tecnologias que criam o que antes não era possível; 2 – Impactantes: São aquelas que após serem implantadas, tiveram impacto direto na maximização dos lucros;  3 – Intrigantes: São as que já são vistas como promissoras pelo Gartner desde o ano anterior.  A importância do Gartner para o mundo da tecnologia Como você pode perceber, o Gartner é como uma bússola para o mercado de TI, demonstrando para as empresas o cenário da tecnologia global.  As empresas de TI podem e devem acompanhar os trabalhos do Gartner porque, assim, elas poderão se localizar dentro do mercado, conhecerão as tecnologias mais impactantes e terão o respaldo necessário para dar grandes passos.  Com base no relatório Cool Vendors, o Gartner classifica as empresas dentro de um “Quadrante Mágico”, apresentando quais são os pontos fortes (e a melhorar) das empresas mais ativas no mercado.  Esse quadrante é uma peça chave para que as empresas possam acompanhar o andamento do mercado, se equiparando às organizações que atuam em um nicho semelhante.  O Quadrante Mágico é constituído pelos seguintes pontos:  1 – Líderes: As principais companhias do mercado, são aquelas que já atuam com o que há de mais inovador e ditam as tendências; 2 – Desafiadores: São aquelas que ainda não são consideradas líderes, entretanto, sempre abraçam o que é novo e possuem facilidade em lidar com a inovação; 3 – Visionários: Atuam diretamente com pesquisa e desenvolvimento, mas ainda não possuem grandes mudanças em suas infraestruturas;  4 – Concorrentes de nicho: Empresas que fazem o básico do que se dispõem a fazer, sem necessariamente buscar ir além, com tecnologias disruptivas.  Abraçando o novo Não há dúvidas, o Gartner é mesmo um divisor de águas dentro do mercado tecnológico. Além de atuar como a principal referência do mercado, a empresa também pode certificar aquelas que buscam se adequar ao novo.  O mercado evolui de uma forma incrivelmente rápida, as empresas que hoje não buscam abraçar a inovação com certeza ficarão para trás em pouquíssimo tempo.  A certificação Gartner é uma referência de peso para qualquer empresa que a possuir. É um diferencial de mercado que apresenta aos clientes o quanto aquela organização está empenhada em fazer o novo, em buscar ir sempre além.  De uma forma rápida, é possível dizer que: as empresas que acompanham os rumos do Gartner são aquelas que irão se destacar e prosperar, já as que buscam fazer mais do mesmo, certamente, muito em breve, não mais o farão.  Acompanhe a inovação Agora que você entendeu em detalhes o que é e para que serve o Gartner, não há a menor dúvida de que sua mente se abriu para as possibilidades de abraçar a inovação!  Assim como o Gartner, a Navita tem como objetivo levar até você o conhecimento da tecnologia para fazer com que seus negócios possam crescer por meio da adoção de ferramentas disruptivas e de grande potencial.  Continue acompanhando o blog da Navita e fique

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